Com objetivo de socializar as internas do sistema prisional aberto e semi-aberto de São Gabriel do Oeste, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), promove, juntamente com a Coordenadoria de Políticas Públicas e a Prefeitura, cursos profissionalizantes para fomentar atividades que garantam a futura geração de renda das detentas. No próximo sábado (06), internas do Estabelecimento Penal de São Gabriel devem receber cursos de cerâmica e pintura a óleo.
Oferecido há dois anos, o curso de cerâmica conta com aproximadamente 20 detentas do regime aberto e semi-aberto do Estabelecimento Penal de São Gabriel. O curso, que têm uma carga horária de 320 horas e 10 meses de duração, pretende contar com o resultado de 600 artesanatos produzidos pelas internas. As peças produzidas serão comercializadas e o valor arrecadado, revertido em prol das internas. Um novo curso de pintura a óleo será oferecido também às quartas-feiras e aos sábados, no período da tarde, para 20 internas do Estabelecimento de São Gabriel, com carga horária de 20 horas.
“Essa parceria entre governo do Estado e Prefeitura de São Gabriel busca a reintegração das internas à sociedade. Elas precisam aproveitar o tempo para não ficar de forma ociosa”, destaca o diretor do Estabelecimento Penal do município, Dirceu Simões.
Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Carla Stephanini, os cursos refletem positivamente no cumprimento da pena das internas. “Os cursos oferecem a possibilidade de aprenderem um ofício, uma qualificação para as internas do estabelecimento penal”, completa a coordenadora, que ainda destaca a satisfação pelo bom relacionamento ente a Agepen e a Prefeitura do município de São Gabriel do Oeste. “Quando há um trabalho mútuo, em prol de uma melhor condição do comprimento da pena dos detentos, o trabalho flui de forma mais satisfatória” completa.
Os cursos de cerâmica e de pintura a óleo devem começar no próximo sábado no Estabelecimento Penal do município de São Gabriel do Oeste. Nas aulas, as reeducandas vão aprender a produzir jarros, vasos e pintura a óleo sobre a tela.