Pular para o conteúdo
Geral

IBGE: antes da crise, setor de serviços cresceu 10,8%

O número de empresas que atuavam no setor de serviços cresceu 10,8% de 2007 para 2008. É o que revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS) referente ao ano de 2008. Segundo o instituto, existiam 879.691 empresas atuantes no setor de serviços não financeiros em […]
Arquivo -

O número de empresas que atuavam no setor de serviços cresceu 10,8% de 2007 para 2008. É o que revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS) referente ao ano de 2008. Segundo o instituto, existiam 879.691 empresas atuantes no setor de serviços não financeiros em 2008, ante 793.928 em 2007. De acordo com o instituto, o resultado não reflete a crise financeira mundial iniciada no fim de 2008.

Para realizar o levantamento, o IBGE investigou sete segmentos do setor de serviços. Em 2008, as empresas que prestavam serviços às famílias, tais como hotéis e restaurantes, respondiam pela maioria das companhias do setor, com 33,3% de participação no total das empresas de serviços. Esta fatia não é muito diferente da registrada em 2007, quando este tipo de empresa respondia por 32,2% do total.

As empresas de serviços profissionais, administrativos e complementares, como agências de viagem e de serviços de escritório, ocupavam a segunda posição, com fatia de 28,3% no total de empresas de serviços. Este porcentual também é parecido com o observado em 2007, quando esse tipo de companhia respondia por 29,2% das empresas de serviços. Em terceiro lugar estão as empresas de transporte, serviços auxiliares de transporte e correio, com 14,6% de participação no total em 2008 – sendo que, em 2007 a participação era bem parecida, de 14,3%.

Em quarto lugar aparecem as empresas de manutenção e reparação, com 9,8% do total das empresas de serviços em 2008. No ano anterior, as companhias deste tipo respondiam por 10,2%. As empresas de serviços de informação e de comunicação ocupam a quinta posição e respondiam por 8,4% do total das empresas em 2008. Em 2007, elas tinham uma fatia maior, de 8,8% no total de companhias do setor.

As companhias que lidam com “outros serviços” – que abrange empresas de serviços auxiliares de agricultura, de limpeza urbana e de esgoto – eram 3% do total apurado em 2008 e 2,9% em 2007. Já as empresas de atividades imobiliárias respondiam por 2,6% do total de companhias de serviços – sendo que, em 2007, esta fatia era menor, de 2,4%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão