Pular para o conteúdo
Geral

IBGE: antes da crise, setor de serviços cresceu 10,8%

O número de empresas que atuavam no setor de serviços cresceu 10,8% de 2007 para 2008. É o que revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS) referente ao ano de 2008. Segundo o instituto, existiam 879.691 empresas atuantes no setor de serviços não financeiros em […]
Arquivo -

O número de empresas que atuavam no setor de serviços cresceu 10,8% de 2007 para 2008. É o que revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS) referente ao ano de 2008. Segundo o instituto, existiam 879.691 empresas atuantes no setor de serviços não financeiros em 2008, ante 793.928 em 2007. De acordo com o instituto, o resultado não reflete a crise financeira mundial iniciada no fim de 2008.

Para realizar o levantamento, o IBGE investigou sete segmentos do setor de serviços. Em 2008, as empresas que prestavam serviços às famílias, tais como hotéis e restaurantes, respondiam pela maioria das companhias do setor, com 33,3% de participação no total das empresas de serviços. Esta fatia não é muito diferente da registrada em 2007, quando este tipo de empresa respondia por 32,2% do total.

As empresas de serviços profissionais, administrativos e complementares, como agências de viagem e de serviços de escritório, ocupavam a segunda posição, com fatia de 28,3% no total de empresas de serviços. Este porcentual também é parecido com o observado em 2007, quando esse tipo de companhia respondia por 29,2% das empresas de serviços. Em terceiro lugar estão as empresas de transporte, serviços auxiliares de transporte e correio, com 14,6% de participação no total em 2008 – sendo que, em 2007 a participação era bem parecida, de 14,3%.

Em quarto lugar aparecem as empresas de manutenção e reparação, com 9,8% do total das empresas de serviços em 2008. No ano anterior, as companhias deste tipo respondiam por 10,2%. As empresas de serviços de informação e de comunicação ocupam a quinta posição e respondiam por 8,4% do total das empresas em 2008. Em 2007, elas tinham uma fatia maior, de 8,8% no total de companhias do setor.

As companhias que lidam com “outros serviços” – que abrange empresas de serviços auxiliares de agricultura, de limpeza urbana e de esgoto – eram 3% do total apurado em 2008 e 2,9% em 2007. Já as empresas de atividades imobiliárias respondiam por 2,6% do total de companhias de serviços – sendo que, em 2007, esta fatia era menor, de 2,4%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

‘Vai fazer falta’: trabalhadores lotam despedida de Cipriano, morto na Duque de Caxias

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Após mistério, apresentadora assume namoro com Dudu Camargo: ‘Planejamos um filho’

Notícias mais lidas agora

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Prefeito de Ladário rodou 14 mil km de janeiro a setembro e já recebeu R$ 42,2 mil em diárias

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista é socorrido após acidente no Centro de Campo Grande

Colegas de trabalho da vítima souberam do acidente após o app de localização usado por eles revelar que havia ocorrido uma batida

Polícia

Servidor do TJMS é demitido após ser condenado por estupro: ‘Incompatível’

Servidor foi condenado a 12 anos de prisão

Brasil

Paulinho da Força deve ser relator da anistia; plano é substituir indulto por redução de penas

Deputado já foi aliado de Lula, mas rompeu com o governo e se aproximou mais do centrão

Cotidiano

O calor ‘tá de matar’? Confira seis dicas eficazes para driblar temperaturas de 40°C em MS

Veja como se refrescar enquanto 'calorão' não dá trégua no Mato Grosso do Sul