Hemosul necessita urgente de sangues do tipo O- e B-

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está com o estoque baixo e precisa da doação de sangue de pessoas que possuem tipagem negativa, principalmente O- e B. De acordo com o centro, houve uma diminuição significativa das bolsas de sangue, em decorrência do tempo frio que se instalou no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está com o estoque baixo e precisa da doação de sangue de pessoas que possuem tipagem negativa, principalmente O- e B.

De acordo com o centro, houve uma diminuição significativa das bolsas de sangue, em decorrência do tempo frio que se instalou no Estado durante as últimas semanas. Segundo a assessoria do Hemosul, durante o frio houve uma diminuição de 75% dos estoques de todos os tipos sanguíneos e a demanda de hospitais que o centro atende continua grande.

Em dias comuns e quentes, o centro costuma preencher de 120 a 150 bolsas por dia, já em época de frio, a quantidade de bolsas não chega a 100. Quem puder e quiser doar sangue precisa se dirigir ao local portando documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores à coleta e estar alimentado. É fundamental que a pessoa esteja bem alimentada para doar sangue.

Serviço

O Hemosul está aberto para coleta de sangue todos os dias das 7 às 17h30, inclusive no horário de almoço, e nos sábados, das 7 às 12h30. Para distribuição aos hospitais e agências transfusionais o serviço é 24 horas.

Novas regras para doação de sangue

O Ministério da Saúde apresentou, nos últimos meses, uma proposta que pretende mudar as regras da doação de sangue no Brasil. Se forem aprovadas, as novas normas devem limitar usuários de maconha de doar sangue e impedir definitivamente as pessoas que tem piercing na boca. Além dessas alterações, o governo propôs ainda aumentar a faixa etária das pessoas que podem doar sangue, incluindo adolescentes de 16 e 17 anos e idosos de 65 a 68 anos.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)