Fortes áreas de tempestade cresceram neste início de semana provocando transtornos aos moradores de municípios da faixa leste de Mato Grosso do Sul de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Em várias cidades houve acúmulo de precipitação de granizo com trovoadas e rajadas de vento.

A causa dessas precipitações com rajadas é decido a região de baixa pressão atmosférica em níveis méque é dios chamado de cavado que continua estimulando a formação de grandes aglomerados de nuvens entre o Paraguai, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Contrário de algumas afirmações que indicam frente fria como causa.

Com isso células intensas atingiram parte de Batayporã, Anaurilândia, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Três Lagoas. Foram verificados ventos fortes e granizo em diferentes pontos de cada município, alguns com danos mais generalizados.

No interior do município de Brasilândia, dados de radar do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) indicaram célula muitíssima forte a extrema, com precipitação horária variando entre 100 a 200 milímetros.