Pular para o conteúdo
Geral

Governo oferece reajuste de 20% para médicos em greve

Os ministérios da Saúde e da Educação ofereceram, na última segunda-feira, aos representantes dos médicos residentes de todo o País, um aumento de 20% na bolsa mensal a partir do Orçamento de 2011. A proposta só foi possível por meio do remanejamento de recursos de outros projetos dos órgãos financiadores. O Diário Oficial da União […]
Arquivo -

Os ministérios da Saúde e da Educação ofereceram, na última segunda-feira, aos representantes dos médicos residentes de todo o País, um aumento de 20% na bolsa mensal a partir do Orçamento de 2011.

A proposta só foi possível por meio do remanejamento de recursos de outros projetos dos órgãos financiadores. O Diário Oficial da União desta terça, 17, traz uma portaria que cria um grupo de trabalho intersetorial para analisar as reivindicações da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), com o objetivo de avançar nas negociações com os estudantes.

O grupo será composto pelos ministérios da Educação e da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), além de representantes da categoria em greve. Esses órgãos são financiadores do Programa Nacional de Bolsas de Residência Médica.

Independentemente da negociação de reajuste na bolsa dos residentes, o governo se compromete a manter a atual política de ampliação das vagas do Programa Nacional de Bolsas de Residência Médica em áreas consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina preventiva e social, medicina de família e comunidade, psiquiatria, geriatria, cancerologia clínica e cirúrgica, radioterapia, patologia, anestesiologia, medicina intensiva, neurologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, neonatologia, psiquiatria infantil e da adolescência, cirurgia do trauma e medicina de urgência.

Em negociação com os médicos residentes desde março, o governo federal está analisando outras reivindicações dos médicos residentes, como a ampliação do período de licença-maternidade de 4 para 6 meses e o estabelecimento da licença-paternidade de 5 dias.

Esses dois pontos já constam de projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelos ministérios da Saúde e da Educação. O texto também prevê que possíveis reajustes das bolsas poderão ser decididos diretamente pelo MEC, para que não seja necessária a tramitação de promulgação de lei por conta de novas negociações de reajuste.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado Federal Fábio Trad

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

vereadora

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Últimas Notícias

Política

Processo contra Carla Zambelli no Brasil é nulo, defende Pollon sobre prisão de deputada na Itália

"Ela sabe que no Brasil jamais terá um processo minimamente justo", disse Pollon

Famosos

Solteira, Virgínia Fonseca recebe caminhão de flores de cantor comprometido

Virgínia Fonseca deu o que falar ao mostrar que recebeu um caminhão de flores de um cantor sertanejo comprometido; entenda o que rolou

MidiaMAIS

Veio morar? Atriz Cláudia Ohana desembarca em Mato Grosso do Sul; saiba o motivo

"Vou juntar duas coisas maravilhosas, cinema e natureza", declarou a artista sobre a vinda ao Estado

Polícia

Pistoleiro ferido em tiroteio na fronteira permanece em UTI e sob custódia da polícia

As autoridades paraguaias prenderam oito pessoas, após encontrar balaclavas, coletes à prova de balas com nomes da Senad e armas de fogo