Pular para o conteúdo
Geral

Governador flagrado usando Vale Renda para pedir votos para deputado estadual em Corumbá

André Puccinelli prometeu dobrar o número de famílias atendidas pelo Vale Renda em troca da eleição de candidato a deputado estadual que apóia em Corumbá. Confira a gravação.
Arquivo -

André Puccinelli prometeu dobrar o número de famílias atendidas pelo Vale Renda em troca da eleição de candidato a deputado estadual que apóia em Corumbá. Confira a gravação.

 

 

O governador André Puccinelli, candidato à releeição pelo PMDB, foi flagrado prometendo dobrar o número de famílias atendidas pelo programa social Vale Renda em troca da eleição do candidato a deputado estadual Oseas Ohara, que ele apóia em Corumbá.

A proposta, que constrangeu até correligionários presentes, foi gravada durante a inauguração do comitê de Ohara na última segunda-feira (2), na Cidade Branca.

“Eu quero continuar com o Vale Renda, que tem 2500 famílias cadastradas. Mas… Se… Se o Oséas se eleger, e depende de vocês, esse número pode dobrar”, condiciona Puccinelli arrancando aplausos da platéia.

Procurado para comentar a declaração enquanto participava de uma caminhada na região do Grande Santo Amaro, em , o governador negou que tenha dito o que foi gravado em áudio durante o evento político na presença de dezenas de pessoas. “Não é verdade. O que eu falei foi: Elejam o Oséas, depois me peçam o que quiserem”, afirmou.

Condicionar o acesso a bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública ou de emergência é uma conduta vedada aos candidatos pela Legislação Eleitoral. O parágrafo 10 do artigo 73 da Lei 9.504, de 1997, inclusive cita os casos de programas sociais autorizados em lei, que podem continuar desde que já estejam em execução orçamentária no exercício anterior. Nestes casos, a Lei especifica que o Ministério Público poderá “promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa”.

“No ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.” (cf. § 10 do art. 73 da Lei nº 9.504, de 1997).

Vale Renda sob suspeita até no PMDB

O uso indevido do Vale Renda, projeto estadual que distribui dinheiro para famílias carentes, já está na justiça desde junho de 2009, quando Paulo Cesar Barbizan, vereador em pelo próprio partido de Puccinelli, PMDB, conseguiu um mandado de segurança para obter informações sobre os valores e o número de famílias favorecidas pelo programa.

Em 14 de junho, a 2ª Vara Cível do TJ-MS concedeu o direito ao vereador de saber como estava sendo distribuído o dinheiro do Vale Renda, mas o governo, através da Procuradoria Geral do Estado, recorreu contra a decisão. Antes, o vereador peemedebista já havia conquistado duas vitórias judiciais contra o chefe do PMDB estadual, todas protestadas por meio de recursos.

Governador garante “votos lá fora”

A participação de Puccinelli na inauguração do comitê do médico Oséas deixou correligionários do governador com ciúmes. Na mesma noite em que garantiu publicamente que daria “estrutura e apoio” para Ohara, o candidato peemedebista já havia participado da inauguração de mais dois comitês, dos candidatos Julio Trajano e Rose Benzi.

“Aqui tem potencial para eleger, aqui dentro, três deputados. Eu quero o Oséas”, garantiu André referindo-se aos planos eleitorais para Corumbá à platéia formada basicamente por cabos eleitorais da coligação. Para Waldemir Moka, candidato ao senado, e Esacheu Nascimento, candidato a deputado federal, o governador determinou: “Vocês vão ter que pedir aos seus eleitores para votar no Oséas”.

“Doutor Oséas”, como é conhecido o médico, foi eleito o vereador mais votado de Corumbá. No evento político, organizado no Barracão de Zinco, André desafiou os cabos eleitorais para fazerem do candidato o mais votado para deputado estadual. “Ele precisa de alguns votos lá fora. Lá, nós encaminharemos. Lá, me encarregarei eu para complementarmos os votos necessários para ele chegar à Assembléia Legislativa”, prometeu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados