Pular para o conteúdo
Geral

Gol perde participação na aviação doméstica em julho, diz Anac

A aviação brasileira voltou a mostrar crescimento expressivo da demanda por voos domésticos em julho. A expansão foi de 18,5% na comparação com julho de 2009, percentual superior aos 16,8% registrados em junho na mesma comparação. No acumulado de sete meses, a expansão atinge 26% frente ao mesmo período do ano passado, informa a Agência […]
Arquivo -

A aviação brasileira voltou a mostrar crescimento expressivo da demanda por voos domésticos em julho. A expansão foi de 18,5% na comparação com julho de 2009, percentual superior aos 16,8% registrados em junho na mesma comparação. No acumulado de sete meses, a expansão atinge 26% frente ao mesmo período do ano passado, informa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A oferta de assentos pelas companhias aéreas cresceu acima da demanda em julho, atingindo 21,4%, o que levou a taxa média de ocupação dos aviões a apresentar um leve recuo, de 72,9% em julho de 2009 para 71,2% no mesmo mês deste ano.

A TAM seguiu na liderança do mercado, com participação de 43,0%, pouco abaixo dos 43,15% registrados em julho de 2009 e levemente superior aos 42,2% de junho.

A Gol perdeu espaço nas duas comparações. A empresa – que enfrentou problemas com atrasos de voos no final de julho e início de agosto – ficou com 38,15% do mercado no mês passado, abaixo dos 42,88% de julho de 2009 e dos 39,11% de junho deste ano.

A Azul assumiu o terceiro posto, com 6,3% de market share, à frente da Webjet, com 6,0%; e da Avianca (antiga OceanAir), com 2,91%.

Nas rotas internacionais, as companhias brasileiras registraram aumento de 28,1% na demanda em julho sobre o mesmo mês do ano passado, também acima do crescimento de 22,3% apurado em junho. Em sete meses, o setor internacional avançou 15,7%.

A oferta de assentos aumentou apenas 9,5% em julho, o que fez a ocupação média das aeronaves saltar de 70,3% em julho de 2009 para 82,2% no mesmo mês deste ano.

A TAM respondeu por 82,7% dos voos internacionais, abaixo dos 88,3% que tinha em julho do ano passado e dos 84,3% de junho. A Gol ficou com fatia de 16,9%, superando os 11,5% de um ano atrás e os 15,5% do mês anterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeronave da FAB cai no interior de São Paulo

Confiança do empresário do comércio de Campo Grande cresce após quatro meses em ‘zona negativa’

‘Nota Zero’: MPF arquiva inquérito e conclui que empresa não fraudou licitação da SED

tcu prescrição dagoberto

‘Trump não tem muito juízo’: Dagoberto Nogueira critica aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Idosos representam 14,18% da população de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Igor Cabral deu mais de 60 socos na namorada após ter visto mensagens no celular dela

Igor foi preso em flagrante

Política

‘Comemoramos essas punições’, diz Rodolfo Nogueira sobre proibição de Moraes entrar nos EUA

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes

Esportes

Organizada do Santos se reúne com diretoria, cobra técnico e pede postura ‘rígida’ com Neymar

Clube da Baixada é o primeiro time na zona de rebaixamento da competição

Polícia

Motorista abandona carreta com 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Mundo Novo

Motorista não obedeceu ordem de parada e fugiu, abandonando o veículo com a carga