O Goiás humilhou o São Paulo no Morumbi. Com uma atuação desastrosa do Tricolor, diante da sua torcida, o Esmeraldino soube aproveitar as falhas do rival e venceu por 3 a 0 na noite deste sábado. Com o resultado, o time goiano ainda não sai da zona de rebaixamento (é o 18º, com 24 pontos), e os paulistas (em 9º, com 34) sonham cada vez menos com a possibilidade de título do Campeonato Brasileiro ou vaga na Libertadores da América.

Fora de casa e contra um adversário que vinha de uma sequência de duas vitórias (2 a 0 no Palmeiras e 2 a 1 no Guarani), o Goiás entrou no gramado do Morumbi com uma proposta clara de se defender e explorar os erros do Tricolor. E não faltaram erros são-paulinos para o Alviverde se esbaldar.

Com uma escalação diferente, com Samuel na zaga, Casemiro na ala direita e Jean no meio-campo, o time de Sérgio Baresi tinha dificuldade de avançar e ainda deixava uma avenida para o Goiás investir pelo seu lado esquerdo. O chute cruzado que Carleto acertou de fora da área, aos 30 segundos, e a defesa que Harlei fez, aos 3 minutos, após finalização de Casemiro, deram a falsa impressão de que o time da casa teria algum tipo de facilidade para acabar com o rival goiano.

Mas aí começaram os erros…

Aos 5 minutos, Samuel se atrapalhou com uma bola recuada, não conseguiu dominar e teve de sair correndo atrás de Rafael Moura. Para sua sorte, a conclusão não foi das melhores… Aos 23, o mesmo Samuel voltou a falhar e dessa vez o Goiás não perdoou. Felipe cruzou da esquerda, o zagueiro camisa 32 não cortou, Rafael Moura fez a proteção e Carlos Alberto chegou de trás para balançar a rede.

O Tricolor, que chegou a ter um gol anulado quando Ricardo Oliveira empurrou Ernando antes do complemento de Samuel, tinha trabalho para entrar na área do rival. Casemiro, que avançava, mas deixava espaço na hora de voltar, ameaçou num chute cruzado.

O placar, aos 30 minutos de jogo, mostrava 1 a 0 para o Goiás, mas poderia estar 3 a 0 que não seria nenhum absurdo. Rafael Moura perdeu duas chances incríveis, uma aos 28 e outra aos 29, esta última numa bobeira de Rogério Ceni. Além de parar de atacar, o São Paulo passou a sofrer pressão. E a pressão resultou em mais gol. Aos 35, Felipe recebeu livre, invadiu a área e teve traquilidade para rolar para Rafael Moura ampliar.

A tática do Goiás de investir no erro são-paulino dava cada vez mais certo. Dificilmente o técnico Jorginho imaginaria que o adversário apresentasse tantas falhas e desse tantas oportunidades ao seu time. Já nos acréscimos, aos 46, foi a vez de Jean dar defeito. O volante perdeu a jogada no meio-campo, o ataque verde trocou três passes e lá estava de novo Rogério Ceni indo buscar outra bola dentro do seu gol, a segunda de Rafael Moura.

No intervalo, o Tricolor desceu para o vestiário debaixo de vaias da sua torcida e com os jogadores tentando encontrar alguma explicação para o vexame. Do lado do Goiás, nem o mais otimista acreditaria no que estava acontecendo.

Na volta, Sérgio Baresi, meio interino meio efetivo, tentou fazer alguma coisa. Enquanto o grito das arquibancadas pedia respeito com a camisa são-paulina, o treinador trocou Jorge Wagner por Dagoberto. Minutos depois, fez mais uma substituição: Cléber Santana no lugar do vaiado Samuel. O São Paulo até melhorou, mas aí encontrou uma muralha chama Harlei. O goleiro do Goiás fez pelo menos duas grandes defesas, uma num chute de Carleto que desviou antes na zaga e outro numa cabeçada fulminante de Alex Silva.

O Tricolor conseguiu marcar o seu gol, mas a jogada já estava parada. Quando Rafael Tolói derrubou Jean, o árbitro apitou. Na sequência, Ricardo Oliveira rolou para Marlos, que encobriu Harlei. A torcida vibrou, mas já não valia mais nada… Harlei ainda voltou a brilhar ao defender um chute de longe de Dagoberto e sair de campo como o grande nome do segundo tempo e um dos destaques do jogo.

Na próxima rodada, o Goiás receberá o Flamengo, terça-feira em Goiânia, enquanto o São Paulo vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na quarta.