Pular para o conteúdo
Geral

Gabrielli critica atual sistema de royalties que favorece o Rio

O presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, criticou hoje o critério adotado atualmente para a distribuição dos royalties no País. Ressaltando que era uma opinião pessoal, e não do principal executivo da estatal, Gabrielli se mostrou contrário à destinação de 80,9% dos royalties para o Rio de Janeiro, enquanto outros estados, como a Bahia (o […]
Arquivo -

O presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, criticou hoje o critério adotado atualmente para a distribuição dos royalties no País. Ressaltando que era uma opinião pessoal, e não do principal executivo da estatal, Gabrielli se mostrou contrário à destinação de 80,9% dos royalties para o , enquanto outros estados, como a Bahia (o executivo é baiano), têm pequena participação nesses recursos.

“Como esse recurso pertence à União, ao governo federal, aos estados e aos municípios, acho que deveria ser melhor distribuído”, afirmou o executivo, que participou há pouco de evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em .

Apesar de ser contrário ao modelo atual, o executivo também criticou o sistema proposto na chamada emenda Ibsen. “A emenda trata o estado onde está localizada a atividade de forma igual a outros estados, mas acho que precisa haver uma diferenciação porque os royalties são um pagamento pelo produto que vai se exaurir naquela localidade”, destacou o executivo, para em seguida apoiar um maior repasse ao Rio de Janeiro.

Gabrielli também ressaltou que, independente de sua opinião ou do texto que venha a ser aprovado, a distribuição de royalties é indiferente para a Petrobras, que continuará repassando o montante.

Eleições

O executivo também pediu, “como pessoa física”, como fez questão de destacar, que os candidatos à Presidência da República sejam claros com o povo brasileiro em relação ao futuro da Petrobras. “Espero que haja clareza com o que será feito com a companhia. Se ela será privatizada, se vão querer impedir o crescimento da companhia, se vão impedir que ela continue fazendo o que faz”, afirmou.

Apesar da declaração, Gabrielli deixou claro que não prevê uma mudança no direcionamento dos investimentos da estatal. “O governo pode orientar a companhia. A Petrobras é uma empresa disciplinada e cumpre a determinação do Conselho (que é formado em sua maioria por membros do governo federal). Mas é uma empresa que sempre planejou no longo prazo, pois os investimentos em petróleo e gás levam no mínimo de 7 a 8 anos”, afirmou, lembrando que nos mais de 50 anos de existência da companhia, a Petrobras sempre trabalhou com foco em longos ciclos de investimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Ministério Público investiga condições de transporte escolar em Dois Irmãos do Buriti

Últimas Notícias

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos

MidiaMAIS

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Noite de homenagens será realizada nesta terça-feira (15), em Campo Grande