O frio e a baixa temperatura causaram a morte de cerca de 300 cabeças de gado em fazendas do município de .

De acordo com o chefe do Iagro, Nilson Fiorenza, esse número foi contabilizado apenas nas quatro fazendas vistoriadas hoje. Fazenda Aurora (50), Fazenda Taquarussu (34), Fazenda Conchita Cuê (60) e a que mais obteve prejuízo foi a Fazenda Santa Maria com a perda de 151 animais.

Ainda conforme Fiorenza é bem provável que esses números cheguem a 500 cabeças. “Visitamos quatro propriedades e ainda faltam pelo menos mais 20, por isso, é bem provável que mais de 500 animais tenham morrido de hipotermia na região de Caarapó”, afirmou ao CaarapoNews.

Segundo Técnicos da Agência de Defesa Sanitária, os animais não têm muita resistência ao frio, principalmente quando a temperatura cai bruscamente, como aconteceu nesta semana em MS.

Enquanto na segunda-feira (12) os sul-mato-grossenses enfrentavam um calor de 32 graus Celsius, ontem a região sul do estado registrou 3 graus, com sensação térmica de 2 graus Celsius negativos. Segundo os técnicos, os animais podem ter ficado vulneráveis e uma bactéria qualquer pode, nestas ocasiões, literalmente tomar conta de todo corpo do bovino, causando a morte.

Na cidade de Antônio João 79 animais também morreram em decorrência das baixas temperaturas