Pular para o conteúdo
Geral

Fifa descarta mudar data da Copa do Mundo no Catar

A Fifa descartou a possibilidade de mudar o período de realização da Copa do Mundo de 2022, apesar dos temores de que os efeitos do calor no Catar representem um sério risco à saúde. Secretário-geral da entidade, Jerome Valcke disse nesta segunda-feira que ele aceita que “as preocupações sobre o calor são legítimas”, mas que […]
Arquivo -

A Fifa descartou a possibilidade de mudar o período de realização da Copa do Mundo de 2022, apesar dos temores de que os efeitos do calor no Catar representem um sério risco à saúde. Secretário-geral da entidade, Jerome Valcke disse nesta segunda-feira que ele aceita que “as preocupações sobre o calor são legítimas”, mas que a intenção é não mudar os planos originais.

“Alguns, como Franz Beckenbauer, disseram este fim de semana que devemos mudar o calendário e colocar a Copa do Mundo no período de inverno”, disse Valcke. “Mas o convite à apresentação de propostas foi para jogar esta Copa do Mundo, em junho, e é assim que foi feito e os países responderam”.

Antes da votação das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, o relatório técnico da Fifa, alertava que o calor do Catar era um “risco potencial para saúde” com médias de 41ºC no verão. Valcke crê que o calor não será um problema, já que o Catar tem recursos financeiros para garantir a instalação de sistema de ar-condicionado em estádios e centros de treinamentos.

O Catar se comprometeu a investir US$ 42,9 bilhões para melhorar a infraestrutura do país e US$ 4 bilhões para construir nove estádios e reformar os outros três. Todos os estádios teriam um sistema para manter a temperatura em torno de 27ºC. “Os jogadores vão estar em condições, nos treinos e nos estádios, que são normais”, afirmou.

Valcke defendeu a decisão de favorecer novos países em detrimento de redutos tradicionais do futebol como Inglaterra e Espanha. “O Oriente Médio também faz parte da família do futebol e por quê não deveria ir até eles? Algumas pessoas dizem que estas são decisões corajosas, outros dizem que as decisões são baseadas no princípio da petrodólares”, disse Valcke.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Azul suspende voos para Corumbá e Três Lagoas

Trump cita Brasília como exemplo de ‘capital violenta’ ao anunciar mobilização para Washington

Taxista é encontrado morto dentro de carro na BR-158 em MS

João Fonseca perde para francês e está eliminado do Cincinnati Open

Notícias mais lidas agora

Amante jogou Raquel viva em vala de Terenos para esconder traição, confirma laudo

Bombeiros resgatam homem que subiu em torre de energia na Avenida Guaicurus

Flagrado na casa da atual namorada foge pelado para não ser morto pelo ex em MS

Grupamento de patrulheiros motociclistas em rodovias é criado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Entrega da declaração do ITR 2025 começa nesta segunda-feira

Vai até 30 de setembro

Esportes

Mais de 500 corredores participam de Corrida da PM

Mais de 500 atletas correram e caminharam nos percursos de 5 km e 10 km

Famosos

Luan Santana celebra ‘maioridade’ profissional

Luan soma mais de 37 milhões de inscritos em seu perfil

Esportes

Seleção feminina avança às quartas da Copa América de basquete em CR

O chaveamento completo das quartas de final sairá após o término do último confronto do Grupo A