Tamanduá-bandeira, deputado estadual. Onça, deputada federal. Gato e Capivara para o Senado. Beija-flor, governador e Jacaré para presidente da República.

Estes foram os votos dados pelo farmacêutico Racib Harb durante simulação em urna eletrônica instalada na manhã de hoje em Dourados no pátio da empresa Embresul.

Os candidatos usados pela urna são animais que fazem parte da fauna brasileira e por serem conhecidos dos eleitores facilitou a comunicação entre o eleitor e o equipamento.

Racib foi o primeiro eleitor douradense a participar da simulação que a Justiça Eleitoral vai fazer até o a última semana de setembro nas urnas que estão sendo instaladas em diversas empresas para ajudar as pessoas que ainda tem dificuldades para entender o funcionamento do equipamento.

O empresário Romem Barleta, membro do Observatório Ambiental de Dourados também participou da simulação e elogiou a decisão da Justiça Eleitoral em abrir espaço para que empresas e cidadãos comuns possam participar das eleições com esta forma de treinamento.

Além da Embresul a Justiça vai instalar urnas nos estacionamentos do Atacadão e dos Postos Guaicurus e Catalão. Caso haja interesse de outras empresas em instalar as urnas o Cartório Eleitoral está em condições de instalar mais pontos para a simulação da eleição em Dourados.

O operador de máquinas Carlos Pereira de Brito estava passando em frente do local onde foi instalada a urna e ficou curioso para saber o que estava acontecendo e parou para olhar.

“Achei interessante usar a urna, pois só temos acesso a ela no dia eleição e muitas vezes acabamos errando o voto por medo da máquina”, disse Carlos que em tom de brincadeira só lamentou que um dos candidatos ao Senado seja o gato, conhecido por suas artimanhas.

O empresário José Roberto Ribeiro Pinto Júnior participou da solenidade de instalação da urna e elogiou a disposição da Justiça Eleitoral nesta ação que só contribui para o aprimoramento da democracia e da cidadania. José Roberto pretende colocar uma urna em sua padaria.