Farc deveriam libertar todos os reféns, diz Hugo Chávez
O presidente da Venezuela Hugo Chávez aconselhou neste domingo (8) as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertar “todos os reféns”, como parte de um “novo processo de paz” vivido no país vizinho, com a chegada ao poder de Juan Manuel Santos. “A guerrilha deveria manifestar-se pela paz, mas de forma contundente. Por exemplo, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Venezuela Hugo Chávez aconselhou neste domingo (8) as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertar “todos os reféns”, como parte de um “novo processo de paz” vivido no país vizinho, com a chegada ao poder de Juan Manuel Santos.
“A guerrilha deveria manifestar-se pela paz, mas de forma contundente. Por exemplo, com a libertação de todos os sequestrados. Por que mantê-los assim?”, indagou Chávez em seu programa de rádio e televisão ‘Alô Presidente’.
“Creio que estamos num novo momento de busca da paz. Digo a vocês, assim como o governo da Colômbia propõe o caminho da paz, a guerrilha também (…) deve fazê-lo”, acrescentou o presidente, acusado recentemente na OEA, por Bogotá, de dar refúgio a guerrilheiros.
A guerrilha colombiana das Farc completou 46 anos em maio e está em seu pior momento militar, obrigada a recorrer a uma estratégia de pequenos golpes, emboscadas e atentados para manter viva o que chama de “a guerra negada pelo governo para não reconhecer o caráter político da insurgência”.
Enfraquecida após a morte, em 2008, de três dos sete membros de seu comando central – o chamado Secretariado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que surgiram em 1964 de um movimento de resistência na região de Marquetalia para reivindicar o direito dos camponeses à terra, estão longe de desaparecer.
Com um contingente estimado entre 6.000 e 7.000 homens, contra os 20 mil de oito anos atrás, as Farc mantêm presença em zonas de plantação de coca, da qual obtêm entre US$ 400 milhões e 600 milhões por ano, segundo o ministério colombiano da Defesa do governo anterior.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Homem é morto a facadas após bebedeira em bar no Centro de Iguatemi
Vítima foi encontrada caída por populares em uma rua por volta das 22 horas da noite
Internado há um mês, Roque tem boletim médico divulgado; saiba detalhes
Roque está internado desde o dia 1 de outubro; agora, o hospital divulgou novas informações sobre seu quadro de saúde; confira
Mulher é trancada em quarto e agredida com socos pelo marido policial aposentado
Agressões aconteceram na madrugada deste sábado (2) em Bonito
Como previsto, chuva chega em bairros de Campo Grande neste sábado
Nas últimas 24h a cidade registrou mais de 17 milímetros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.