Uma falha técnica deixa as superintendências da Polícia Federal de todo o país sem sistema para emissão de passaportes nesta terça-feira (28), de acordo com a assessoria de imprensa do órgão em Brasília. Conforme a assessoria, o problema ocorreu por volta de 16h da segunda-feira (27) no sistema integrado de passaportes e, desde então, o serviço está em manutenção.

Ainda não há informações sobre a origem do problema e a previsão oficial é de que o sistema retorne ainda nesta terça-feira até o começo da tarde. Na página da PF na internet, ao acessar o link de emissão de passaporte, aparece uma mensagem informando sobre manutenção nos sistemas e a suspensão do agendamento até as 18h desta terça-feira. “Ainda é possível fazer o requerimento em modo ‘offline’, mas isso torna o processo mais lento. Por isso, nos postos onde há mais movimento, o serviço foi mais prejudicado”, disse a assessoria da PF.

Na superintendência da PF em São Paulo, no entanto, não é possível nem mesmo retirar o documento. Várias pessoas saíram do órgão nesta terça reclamando que não conseguiram retirar, mesmo tendo recebido aviso de que o passaporte já está pronto.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal em Brasília afirmou que, oficialmente, é possível retirar os documentos. Em São Paulo, a assessoria recomendou que a reportagem consultasse a PF de Brasília.

Problemas para viajar

A empresária Daniele Isokartis tem viagem marcada para o próximo dia 10, mas não conseguiu entrar na sede da PF em São Paulo para retirar o documento. “Eles nem me deixaram entrar. Recebi aviso por e-mail que já estava pronto. Tenho consulado amanhã e viajo dia 10. Vai dar problema”, disse.

Daniele disse que vai esperar para ser atendida. “Se eu preciso retirar, assino um protocolo e pronto. Para que precisa ter sistema?”

A empresária Renata Lobosque disse que esperou três meses pela data do agendamento, mas não conseguiu emitir o passaporte do filho Pedro. “Estava marcado para ontem, mas estava sem sistema e me mandaram vir hoje. Mandaram voltar a ligar para saber se há sistema.”

Silvia e sua filha Clarissa também reclamavam da dificuldade em retirar o documento. Elas viajam para o México no fim do ano. “Recebemos e-mail de que o passaporte estava pronto na sexta-feira. Agora não dá para retirar porque eles disseram que está sem sistema, mas não informaram o motivo. Mas, se está pronto, porque não podemos retirar?

Daniela Kok, advogada, vai viajar no próximo sábado para os Estados Unidos, mas não conseguiu renovar o passaporte nesta terça. “Está válido ainda, vence em três meses, mas eles pedem que tenha seis meses de validade. Disseram que volta o sistema hoje no fim do dia.”