A Expo-MS Industrial 2010, que será realizada pela Fiems de 18 a 22 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, vai sediar o 1º Fórum Internacional de Logística Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul)-Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) e o 3º Encontro Empresarial da Zicosul.
As realizações desses dois eventos durante a feira da indústria de Mato Grosso do Sul foi aprovada durante a reunião extraordinária da Zicosul na cidade de Oruro, na Bolívia, no dia 12 de fevereiro deste ano.
Segundo o superintendente do IEL e coordenador da Feira, Bergson Amarilla, que participou da reunião extraordinária da Zicosul como representante da Fiems, será a primeira vez que o Encontro Empresarial da Zicosul será realizado em conjunto com uma feira de negócios. “Trata-se de uma ação inédita que será inaugurada pela Fiems durante a Expo-MS Industrial e depois reproduzida na Expocruz 2010, na Bolívia”, disse, referindo-se à feira promovida todos os anos em Santa Cruz de La Sierra.
Ele informa que o Fórum Internacional de Logística Codesul-Zicosul está programado para o dia 20 de maio, enquanto o Encontro Empresarial da Zicosul será no dia 21 de maio. O Fórum é a primeira ação prática do protocolo de intenções assinado em novembro do ano passado pelos governadores dos quatros Estados do Codesul – MS, SC, PR e RS – e pelo presidente da Zicosul, Juan Manuel Urtebey, para promover o desenvolvimento das províncias e Estados que integram as duas regiões econômicas.
“No evento, serão colocadas para os empresários e representantes governamentais quais são as oportunidades do setor logístico nas províncias da Zicosul e nos Estados do Codesul, tais como porto seco, rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias. Também serão discutidos assuntos específicos sobre o tema e as condições e projetos de desenvolvimento na parte de logística de transporte para essa região econômica”, explicou Bergson Amarilla.
Já o Encontro Empresarial da Zicosul vai discutir temas de interesse do setor para serem apresentados aos governadores das províncias e Estados que integram a região, tais como trâmites comerciais, facilitação de negócios, marcas e patentes que precisam do apoio governamental. “Nos próximos dias vamos construir a temática desses dois eventos que serão realizados durante a Expo-MS Industrial 2010”, acrescentou o coordenador da feira da indústria.
Dinâmica
Com cerimônia de lançamento programada para o próximo dia 25 de fevereiro no Albano Franco, a Expo-MS Industrial 2010 contará com 161 estandes sem contar o espaço destinado aos patrocinadores – CNI (Confederação Nacional da Indústria), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado), Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e Banco do Brasil, além das prefeituras de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Rio Verde de Mato Grosso. Também já foram acertadas as participações da Via Blumenau e Vetorial Siderurgia e está em negociação as participações do Governo do Estado, Vale, MMX, Petrobras, Marfrig, Bertin, Fibria, IP, Enersul, Grupo Avanti, Corttex e Fatex, Universo Íntimo, Klin Calçados, Pampili Calçados, entre outros.
Ainda no lançamento do evento, será disponibilizada uma maquete da Feira para que as pessoas presentes possam ter uma noção de como ficará o Centro de Convenções e Exposições durante a Expo-MS Industrial. “É uma das melhores oportunidades para valorizar ainda mais os investimentos das empresas instaladas no Estado, agindo como um espaço inteiramente dedicado à realização de negócios, ao apoio de empresários e ao fortalecimento da atividade”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen, informando que nesta segunda edição serão entregues a comenda Gran Colar do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul e quatro medalhas do Mérito Industrial, que serão concedidas anualmente às personalidades que se destacam para o desenvolvimento da indústria do Estado.
A exemplo de 2008, quando a feira movimentou R$ 30,5 milhões em negócios e atraiu 30 mil pessoas, a edição deste ano terá a participação de diversos segmentos da indústria, tais como açúcar e álcool, alimentos, frigoríficos, celulose e papel, construção civil, cerâmico, embalagem, energia, financeiro, crédito, gráfico, farmacêutico, químico, metalmecânico, máquinas, equipamentos, mineração, montagens industriais, moveleiro, transporte, logístico, vestuário, têxtil, couro, calçados e inovação tecnológica, além do Governo do Estado e de diversas prefeituras. Ela também disponibilizará informações sobre crédito e linhas de financiamento especiais oferecidas à indústria, arena empresarial, palestras, lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias, lounge empresarial, entre outros.
A Expo-MS Industrial 2010 também conta com um site que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.expoms2010.fiems.org.br. “O novo site é moderno e dinâmico, oferecendo uma linguagem de fácil acesso para os diversos segmentos industriais do Estado e também do resto do País. Quem acessá-lo encontrará as informações de forma ágil, pois o site tem muita visibilidade”, analisou o coordenador da Feira, destacando o novo, moderno e dinâmico layout do site, o que facilita o acesso, permitindo que os industriais possam conseguir as informações sobre a feira.
Serviço – Mais informações sobre a Expo-MS Industrial 2010 podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.expoms2010.fiems.org.br