Premiação com objetivo de escolher os melhores da avenida do carnaval de Corumbá será hoje (16).
Serão revelados nesta terça-feira, 16 de fevereiro, às 15h, nos camarotes da passarela do samba, os campeões do Esplendor do Samba, premiação implantada este ano pelo jornal Diário Corumbaense e Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) com o objetivo de escolher os melhores da avenida.
As planilhas foram envelopadas e colocadas em malotes com lacre numerado para garantir a lisura do processo de avaliação que contou com a participação de 14 veículos de comunicação da cidade. Cada um deles, indicou um profissional que acompanhou os desfiles para formular uma indicação em cada quesito em disputa.
Um manual contendo orientações foi entregue com antecedência para que todos tivessem formado os conceitos sobre o que julgam. O documento esclarece o conceito de cada um dos oito quesitos em julgamento: comissão de frente, samba-enredo, mestre-sala, porta-bandeira, enredo, intérprete de samba-enredo, ala das baianas e bateria.
Ele ainda detalhava pontos que deviam ser considerados e desconsiderados durante a avaliação das oito escolas de samba, destacando que, no grupo de acesso, será indicada apenas aquela que melhor se apresentou. No grupo especial, é que o trabalho dos avaliadores se intensificou com indicações em quesitos e também a melhor escola.
O sistema de avaliação não utilizará notas numéricas, tampouco conceitos alfabéticos, e sim indicações que, refletirão, na opinião dos profissionais da imprensa, os destaques em cada quesito. Por estar realizando a premiação, o Diário não integra a comissão de avaliadores.
A apuração ocorrerá a partir das 15 horas no camarote do Diário Corumbaense, na avenida General Rondon. A entrega dos troféus esta marcada para o sábado 19 de fevereiro, no Centro de Convenções.