Em ano de eleições para presidente e governadores, as chamadas redes sociais prometem ser ferramenta decisiva para ajudar na escolha do eleitor
Um jovem chamado Pedro acaba da noite para o dia concedendo entrevistas para a televisão por causa de um vídeo caseiro postado na internet. Um campeão de acessos do ano de 2009, o video “Pedro, cadê o meu chip” é um exemplo do poder de disseminar informações e mudar a vida das pessoas que a web atingiu na atualidade. E é essa facilidade para distribuir informações, compartilhar opiniões e conteúdos que pode ser determinante nas eleições deste ano.

Para tratar do assunto, a especialista em marketing de busca e mídias sociais, vencedora de vários prêmios na categoria, Martha Gabriel, estará em Campo Grande no dia 6 de março com a palestra “Redes Sociais para Campanhas Políticas”. “O ser humano é um ser social. Conforme as tecnologias de comunicação e informação evoluem, mais isso favorece a função social do homem”, diz a palestrante em entrevista ao blog Midiassociais.net.

As chamadas redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, apenas para citar as mais conhecidas, atingiram dimensões antes não imaginadas. A informação que antes se concentrava nas mãos dos grandes grupos comunicacionais, hoje pode ser disseminada por qualquer cidadão que opte por ter um blog por exemplo. “A internet apenas colabora com a tendência que sempre existiu na essência social humana, que é a de comunicar, e as pessoas tendem a usá-la cada vez mais para se relacionarem”, explica Martha.

Com uma carga horária de oito horas, o evento pretende discutir os principais aspectos do uso da internet em estratégias de campanhas políticas, considerada tendência na atualidade. “A proposta é oferecer uma capacitação de alto nível de qualidade, voltada para jornalistas, publicitários e profissionais da comunicação em geral”, explica o coordenador do evento, Wellington Vidaurre.

A importância e diferença que as redes sociais podem fazer nas campanhas políticas foram notadas pela primeira vez na campanha de Barack Obama. Através de seu site, o democrata colocou videos em que se dirigia diretamente ao eleitorado pedindo contribuições para sua campanha. As pequenas, mas milhares de doações que recebeu, foram definitivas para vencer o rival John McCain. Ao fim da campanha, Obama pôde comprar meia hora de espaço em grandes emissoras americanas para mostrar por que ele era melhor.

As vagas para o curso são limitadas. Para mais informações como programação e inscrições, os interessados em participar podem acessar o site do evento: www.redessociais2010.com.br. Também é possível acompanhar informações através do twitter seguindo o perfil www.twitter.com/rsociais2010.

Serviço

O curso “Redes Sociais para Campanhas Políticas” acontece no dia 6 de março (sábado), das 8 às 18 horas, na Avenida Mato Grosso, 1.661. Mais informações através do telefone (67) 9245-6947.