A Fundação Municipal de Cultura (Fundac) promove neste sábado a apresentação dos sambas enredo do Carnaval 2010. As onze escolas de samba de Campo Grande comandarão a festa que acontece a partir das 18h30 Concha Acústica Família Espíndola, que fica na Praça do Rádio. O evento é realizado em parceria com a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca).

A Bateria da escola de samba Catedráticos do Samba animará a festa, que tem início com a apresentação dos blocos e, em seguida com o show de Michele e Banda. A primeira escola a se apresentar é a Herdeiros do Samba, formada apenas por crianças. A Escola Mirim mostrará ao público o samba enredo “As Quatro Estações”. O desfile oficial da Herdeiros do Samba é feito em parceria com as demais escolas, que cedem as crianças para participar.

A festa na Concha Acústica continua com as outras duas escolas do Grupo de acesso. A”Acadêmicos do Pró Morar”, com tema “Respeite a Vida no Trânsito, Não beba, não corra, não mate e não morra”, traz uma lição de conscientização e valorização da vida.Em seguida é a vez da Unidos do Aero Rancho com o enredo “Os imortais e a Arcádia Pantaneira”.

As escolas de samba do grupo especial também irão mostrar um pouquinho do que prepararam para o Carnaval de 2010. A Unidos da Vila Carvalho, campeã de 2009, leva até a Concha Acústica o enredo “África todos os Deuses, Todas as Raças”. Já a Igrejinha, vice-campeã de 2009 fala sobre a Rua 14 de Julho, palco de grande parte do desenvolvimento de Campo Grande associada a uma das mais famosas revoluções da história, a queda da Bastilha. Para contar essa história, o nome escolhido para
o enredo é “14 de julho, da Bastilha à Folia, uma revolução de Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

O Grêmio Recreativo Unidos do Bairro Cruzeiro, com o enredo “Vermelho na Arena, Cruzeiro na Passarela, Garantido em Campo Grande, somos Vermelho de Paixão”,mostrará para os presentes um pouco da história do Boi Bumbá da cidade deParintins, localizada no estado do Amazonas. Para abrilhantar a apresentação na Via Morena, o carnavalesco da escola Luiz Alex da Silva Guedes garantiu que já está confirmada a presença do boi de pano original, o mesmo utilizado nas tradicionais
festas amazonenses.

Com mais um tema visando a conscientização ambiental, a Tradição do Pantanal, terá o enredo “Água, fonte da Vida. Sabendo usar não vai faltar”. O diferencial é que a Tradição mostrará que a conscientização proposta pelo enredo começou com os próprios componentes, que utilizaram materiais reciclados para a composição de grande parte das
fantasias.

Já a Catedráticos do Samba, que “empresta” sua bateria para as apresentações da noite, fala dos 100 anos do time de futebol Corinthians com o enredo “Sou louco por ti Corinthians, Dos campos de várzea para uma nação de guerreiros, uma história de paixão e vitórias”.

Com o intuito de levar um pouco do imaginário infantil para a avenida, a Cinderela Tradição do José Abrão tem como samba enredo “Pintando o Sete, Brincando de Ser Criança”. Dando mais cor, alegria e movimento a escola, personagens como Peter Pan, Joãozinho e Maria e o Soldadinho de Chumbo farão parte da apresentação na Avenida. Já a União do Buriti terá um tema mais regional, com o nome “O Pantanal é Aqui”.

Finalizando as escolas do grupo especial, a Unidos do São Francisco, escolheu como enredo “São Jorge Meu Protetor”, misturando festa, carnaval, religião e crenças populares.

Para o presidente da Fundac, Athayde Nery, a ação “é de fundamental importância”. “Eventos como esse promovem uma integração entre a população e abrilhanta ainda mais o Carnaval de Campo Grande”, acredita.

Serviço – O Lançamento dos Samba Enredos das Escolas de Samba de Campo Grande será neste sábado (30) na Concha Acústica Família Espíndola, que fica na Praça do RádioClube (na Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Barão do Rio Branco e Padre João Crippa).