Pular para o conteúdo
Geral

Escolagov discute diversidade no serviço público no Canadá

O diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), Édio de Souza Viegas, esteve em Ottawa no Canadá, onde participou de dois cursos sobre diversidade no serviço público. Estas ações fazem parte do projeto de cooperação Brasil-Canadá, coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com outras seis instituições […]
Arquivo -

O diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), Édio de Souza Viegas, esteve em Ottawa no Canadá, onde participou de dois cursos sobre diversidade no serviço público. Estas ações fazem parte do projeto de cooperação Brasil-Canadá, coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com outras seis instituições brasileiras, entre elas a Escolagov.

Os cursos “Diversidade – Visão e Ação” e “Liderando uma Força de Trabalho Diversificado” foram realizados no período de 15 a 19 de novembro e ministrados pelo diretor-assistente dos programas de Desenvolvimento de Liderança e Gerenciamento da Escola Canadense de Serviço Público, Raynald Proulx, para uma delegação composta por 11 brasileiros.

O grupo é formado por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) de Curitiba, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Escola de Governo de Mato Grosso do Sul.

A discussão sobre diversidade, segundo explicou o diretor-presidente da Escolagov, já está em sua terceira etapa, sendo que a primeira foi um workshop internacional realizado em 2009 e a segunda, uma mesa-redonda que resultou em livro com propostas e práticas de sucesso em processos educacionais na área.

Conforme Édio Viegas, a idéia da diversidade nesta escola canadense está baseada em quatro princípios: respeito, justiça, relevância e inclusão, pontos fundamentais para que todos tenham seu devido espaço na sociedade.

“O Canadá é muito rico em diversidade, pois é um país bilíngue e com uma significativa porcentagem de estrangeiros. A perspectiva é que em 20 anos, quase 50% da população terá vindo de outros países”, acrescentou.

Uma reunião está marcada para o período de 13 a 15 de dezembro, na Enap em , para discutir a formatação que estes cursos deverão ter para serem implantados no Brasil e em seguida, adaptados para Mato Grosso do Sul já no programa de ações do ano que vem.

“Discutir diversidade no serviço público é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e consequentemente, a prestação do serviço prestado à população”, concluiu o dirigente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Claudia Raia se pronuncia após constranger fã com deficiência visual em peça: ‘Desrespeito’

Mulher tenta enganar a Guarda Municipal e é presa em Dourado por quebra de tornozeleira

De cadeira a computador, Sefaz leiloa 300 lotes entre R$ 100 e R$ 1,6 mil em MS

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Operação que matou ex-delegado em SP é considerada ‘profissional’, apontam especialistas

Últimas Notícias

Mundo

Ministro da Defesa de Israel diz que a Faixa de Gaza ‘está em chamas’

Um hospital da região recebeu 12 corpos e cerca de 90 feridos nesta terça-feira (16)

Polícia

Motoboy acusado de estupros em Dourados é transferido para a penitenciária

Rapaz utilizava uma motocicleta vermelha, uma bolsa preta e um simulacro de pistola para ameaçar as vítimas

Emprego e Concurso

Feirão de empregos oferta 86 vagas nesta terça-feira

Está em busca de emprego? A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferta nesta terça-feira (16), 86 vagas com chance de contratação imediata em Campo Grande. A ação integra o feirão de empregos de setembro e visa facilitar o contato entre empresas e candidatos. Conforme a Funtrab, no local, estarão presentes equipes de RH de cinco empresas, dos seguintes … Continued

MidiaMAIS

Lobisomens de MS vão parar em livro das aparições ‘mais incríveis’

Obra reúne relatos e destaca casos da criatura mítica em Mato Grosso do Sul