Pular para o conteúdo
Geral

Encontro na Capital discute direitos indígenas

Entre os dias 16 e 19 de agosto, a Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, se transformará em um grande fórum de discussões sobre a defesa dos direitos indígenas. O local será a sede do 7º Acampamento Terra Livre (ATL), assembléia anual e instância máxima de decisão do movimento […]
Arquivo -

Entre os dias 16 e 19 de agosto, a Aldeia Urbana Marçal de Souza, em , Mato Grosso do Sul, se transformará em um grande fórum de discussões sobre a defesa dos direitos indígenas. O local será a sede do 7º Acampamento Terra Livre (ATL), assembléia anual e instância máxima de decisão do movimento indígena brasileiro.

Mais de 800 lideranças representando os povos de todo o Brasil irão participar do encontro. O ATL 2010 fará uma avaliação das demandas e resultados das edições anteriores destacando conquistas, avanços e demandas não atendidas pelo Estado brasileiro.

O objetivo é formular a partir das experiências, realidades e contribuições dos distintos povos e organizações indígenas representados no acampamento, reivindicações e propostas comuns para uma nova política indigenista do Estado Brasileiro, marcada pelo respeito total aos direitos fundamentais e originários dos povos indígenas.

As propostas serão encaminhadas aos candidatos à Presidência da República. O evento ainda tem como propósito mobilizar a sociedade, os meios de comunicação – nacionais e internacionais – e o governo federal para a situação crítica enfrentada pelos indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, principalmente os Guarani Kaiowá.

As comunidades indígenas vivem em constante terror, ameaçadas e perseguidas pelos grandes proprietários rurais. De acordo com Relatório de Violência contra os Povos Indígenas – 2009, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), divulgado recentemente, mais da metade dos assassinatos de indígenas no ano passado ocorreram no estado.

O governo local, aliado aos grandes proprietários de terras, assumiu uma postura totalmente anti-indígena, o que tem dificultado ainda mais o trabalho de demarcação. Situação semelhante é enfrentada pelos povos indígenas do Nordeste, em especial os Tupinambá, no sul da Bahia, o que também merecerá atenção especial no encontro.

A pauta do ATL terá como foco principal a demarcação de terras; criminalização de lideranças e impactos do PAC e de grandes empreendimentos em Terras Indígenas (Transposição do Rio São Francisco, Hidrelétrica de Belo Monte, etc.). Também serão discutidos o Estatuto dos Povos Indígenas; a Secretaria Especial de Saúde Indígena; reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai); Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e o Conselho Nacional de Política Indigenista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Últimas Notícias

Política

‘Brasil não tem que baixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto

Economia

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Decreto de 50% assinado e sanções ao ministro do ST, Alexandre de Moraes, influenciaram na queda da moeda brasileira