Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá levantaram um total de 79 imóveis na cidade que estão oferecendo sérios riscos à saúde pública, principalmente com relação à dengue. A lista foi divulgada na manhã desta terça-feira (14) e já estão sendo programadas ações emergenciais por parte da Vigilância Sanitária e da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos, para notificar os proprietários e limpar os locais para eliminar os focos.

“São imóveis que estão oferecendo sérios riscos e as providências necessárias já estão sendo tomadas para resolver tais situações, no sentido de evitarmos uma nova epidemia de dengue em nossa cidade”, explicou a médica veterinária Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Conforme ela, todos os proprietários serão notificados para que façam a limpeza necessária, evitando cobranças de multas. Se isto não ocorrer, os serviços serão realizados e cobrados pela Prefeitura.

Entre os 79 imóveis levantados pelo CCZ, 56 são terrenos baldios que apresentam acúmulo de lixo, muito mato, recipientes plásticos, materiais orgânicos, e outros problemas, todos propícios para proliferação do mosquito da dengue e leishmaniose. Outros 23 estão com fossas abertas, havendo necessidade de limpeza e fechamento, para evitar surgimento de doenças.