Em blog, tripulantes da Gol convocam paralisação para 13 de agosto

Pilotos, co-pilotos e funcionários da tripulação técnica da empresa aérea Gol convocaram paralisação por 24 horas para o dia 13 de agosto em um blog criado para mobilizar a categoria (http://copilotosgol.blogspot.com/). Os funcionários reclamam da nova escala de trabalho implantada pela empresa no início de julho e das condições de trabalho oferecidas pela companhia. Os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pilotos, co-pilotos e funcionários da tripulação técnica da empresa aérea Gol convocaram paralisação por 24 horas para o dia 13 de agosto em um blog criado para mobilizar a categoria (http://copilotosgol.blogspot.com/). Os funcionários reclamam da nova escala de trabalho implantada pela empresa no início de julho e das condições de trabalho oferecidas pela companhia.

Os responsáveis pela página publicaram uma enquete na qual perguntam “vou parar no dia 13?”. Por volta de 17h30 desta segunda-feira (2), 402 usuários do blog haviam votado; 70% eram favoráveis à paralisação, 17% contrários e 12% estavam indecisos. Não é necessário cadastro para votar. Nenhum dos blogueiros quis se identificar, e as mensagens são postadas por anônimos.

Na convocatória para a paralisação, além de reivindicar uma escala “mais humana”, os trabalhadores exigem aumento salarial de 25% para toda a categoria, plano de saúde, plano de previdência privada e plano de carreira para todos os funcionários.

A página foi criada em meados de julho, alguns dias depois de a Gol alterar o formato e o sistema que gera e administra a escala dos funcionários. Segundo os trabalhadores, a nova escala –chamada crew link– altera os horários de uma hora para outra e fere a lei trabalhista, que determina que as escalas sejam divulgadas com uma semana de antecedência.

A assessoria de imprensa da Gol foi procurada para comentar a paralisação e as críticas dos funcionários, mas solicitou à reportagem que mandasse as perguntas por e-mail. Os questionamento foram enviados às 19h13, mas até às 20h50, ninguém havia retornado. Procurada novamente pela reportagem, a assessoria não atendeu as ligações.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) afirma ter conhecimento da mobilização, mas diz que a paralisação não foi convocada pela organização. Segundo Carlos Camacho, diretor do SNA, o sindicato não está convocando a greve nem incentivando a categoria a parar, mas acredita que o movimento será inevitável se a empresa não atender as reivindicações, sobretudo as referentes à mudança na escala.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)