Alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Gappe tiveram uma aula de cidadania nesta segunda-feira (8). Eles receberam a visita de dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), que levaram informações sobre a urna eletrônica e a importância do voto.

Mesmo sem ter idade mínima para votar, que é de 16 anos, os jovens descobrem outras maneiras de participar das eleições. O diálogo com pais e amigos pode ajudar na hora de escolher o candidato certo. E eles mostram que estão antenados. Ao serem questionados sobre como conhecer a biografia dos políticos, responderam em coro: “vai no Google!”. Jornais e revistas também foram lembrados como alternativas.

Para a servidora Ramona Gimenes, a palestra tem objetivo de estimular os jovens a interagir com as eleições. Uma urna foi colocada à disposição dos alunos, que fizeram uma votação simulada. Os candidatos fictícios foram elaborados a partir de elementos comuns às crianças: Partido dos Animais, das Frutas, das Figuras Geométricas, e candidatos como Jacaré, Ameixa e Triângulo Isósceles.

O tema da campanha levada às escolas é “nesta máquina, você pode escolher o seu destino”. Mais do que passar instruções, os servidores da 36ª Zona Eleitoral explicaram que a escolha certa dos políticos depende do interesse de todos.