Pular para o conteúdo
Geral

ELEIÇÕES 2010: Votação para presidente da República já terminou em 13 países

Em 13 países o processo eleitoral brasileiro para a escolha do presidente da República já foi encerrado. São eles: Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan, Timor Leste. A votação terminará por volta das 10h de hoje (3) nos Emirados Árabes, Índia, Rússia e Turquia. Na […]
Arquivo -

Em 13 países o processo eleitoral brasileiro para a escolha do presidente da República já foi encerrado. São eles: Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan, Timor Leste. A votação terminará por volta das 10h de hoje (3) nos Emirados Árabes, Índia, Rússia e Turquia.

Na Nova Zelândia, a votação foi iniciada às 16h (horário de ), já na Austrália, Japão e China, os brasileiros começaram a escolher seus candidatos às 18h. Em seguida, às 12h deste domingo (3), começarão a votar os últimos eleitores no exterior: os que moram em San Francisco (EUA).

De acordo com os dados do TSE, mais de 200 mil eleitores brasileiros residentes no exterior devem votar para escolher o novo presidente da República. Há eleitores brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os três maiores eleitorados dos 154 municípios no exterior são Nova York (EUA) com 21.076; Lisboa (Portugal) com 12.360; e Boston (EUA) com 12.330 eleitores. Os Estados Unidos da América é o país com maior número de eleitores no exterior. São mais de 66 mil eleitores residentes em dez cidades daquele país.

Divulgação

A divulgação dos resultados para a presidente da República ocorrerá apenas depois das 18h, quando terminará o processo eleitoral nos estados com uma hora a menos em relação à Brasília, que são: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Procedimentos de votação

As missões diplomáticas ou as repartições consulares são responsáveis por informar aos eleitores hora e local de votação. As seções são organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas, nas próprias repartições consulares ou em locais em que funcionem serviços do governo brasileiro.

O eleitor regularmente inscrito no exterior que não puder comparecer à sua seção eleitoral no dia do pleito deverá, também, justificar sua ausência, como determina a resolução 23.207. Se não votar e deixar de justificar sua ausência, além das demais penalidades previstas para quem não vota no território nacional, o eleitor residente fora do país ficará sujeito, ainda, à proibição de requerer qualquer documento perante a repartição diplomática a que estiver subordinado, enquanto não se justificar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Últimas Notícias

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Bolsa caiu 0,21%, mas subiu 0,11% na semana

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos