Pular para o conteúdo
Geral

ELEIÇÕES 2010: Brasil já vai às urnas na Europa

O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de Brasília, em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é […]
Arquivo -

O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de , em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é constante e considerado bom.

Em Paris, mais de 4 mil brasileiros estão inscritos, mas o consulado-geral estima que o movimento pode ser abaixo desse limite, já que muitos compatriotas podem já ter retornado ao Brasil ou estar vivendo no interior do país, sem ter informado a mudança. Ao longo da manhã o movimento foi bom. Às 10h45min – menos de três horas após a abertura das seções -, 430 eleitores já haviam comparecido. “O movimento está fluindo, transcorrendo bem”, confirmou a conselheira Janine-Monique Bustani, cônsul-geral adjunta do Brasil na capital francesa.

No mesmo horário, as urnas foram abertas ao público em Roma, onde 3,5 mil brasileiros estão inscritos em 13 sessões eleitorais. O consulado não divulgou um balanço parcial do número de eleitores que já haviam comparecido, mas a procura era considerada “boa” durante toda a manhã. Por volta de 11h, cerca de 100 pessoas aguardavam em filas para votar. “O consulado fez um chamamento para as eleições e a resposta é muito boa. Tudo está acontecendo com muita ordem”, avaliou o embaixador Márcio Cambraia, cônsul-geral em Roma.

Uma hora depois as urnas eletrônicas foram acionadas em Londres aos 6,9 mil brasileiros inscritos nas 18 seções organizadas pelo consulado-geral do Brasil. Segundo o consulado, às 8h da manhã – 4h em Brasília – entre 50 e 100 pessoas aguardavam na fila para depositar seus votos. Ao longo da manhã o movimento caiu, mas voltou a se acentuar com a proximidade do horário do almoço.

A expectativa dos consulados na Europa é divulgar o resultado do pleito logo após o fechamento das urnas, às 17h, e do fim das eventuais filas. Pelo fuso horário, a apuração deve ser anunciada primeiro em cidades como Paris, Berlim, Roma e Madri, sendo seguidas cerca de uma hora depois por Londres e Lisboa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Últimas Notícias

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Bolsa caiu 0,21%, mas subiu 0,11% na semana

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos