A dupla indiana confirmou o favoritismo neste sábado e adiou, ao menos por um dia, o sonho brasileiro de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Em duas horas e 19 minutos de confronto, Leander Paes e Mahesh Bhupathi derrotaram Marcelo Melo e Bruno Soares por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (7/5) e 6/1, e garantiram o primeiro ponto indiano na repescagem. Apesar da derrota, o Brasil lidera o confronto por 2 a 1, após ganhar as duas partidas de simples na sexta-feira. E para garantir vaga na elite da Davis, precisa de mais um triunfo no domingo, quando Thomaz Bellucci enfrenta Somdev Devvarman e Ricardo Melo encara Rohan Bopanna.

Diante de uma dupla experiente e consagrada, Marcelo Melo e Bruno Soares não conseguiram fazer frente neste sábado. Embora tenham equilibrado o jogo em alguns momentos, foram menos agressivos e falharam nos momentos decisivos.

As duas duplas, por exemplo, tiveram as mesmas sete chances de quebra em toda a partida. Mas se os brasileiros aproveitaram apenas uma oportunidade, os indianos converteram quatro. Paes e Bhupathi ainda terminaram com 44 winners, 11 a mais do que Melo e Soares.

Precisando da vitória para manter a Índia com chances na repescagem, os tenistas da casa começaram melhor no primeiro set e venceram sem maiores problemas. A reação brasileira pareceu que viria na parcial seguinte. Mais calmos, Melo e Soares pressionaram e chegaram a ter quatro oportunidades de quebra, mas não converteram nenhuma e ainda perderam o tie-break. Abalados no último set, os brasileiros ofereceram pouca resistência e permitiram o primeiro ponto indiano no confronto.