O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e o Comitê de Trânsito da Cidade Educadora realizam a partir de sexta-feira (18) em Dourados a Campanha Nacional de Trânsito. A campanha segue até dia 25, com atividades direcionadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito vai abordar a necessidade de se utilizar o cinto de segurança e cadeirinha. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro, o que justifica mais fiscalização e mais informação, pois o cinto reduz em até 50% o risco de morte em caso de acidente.

Além disso, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Entre estes acidentes de trânsito estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção – popularmente conhecido como bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação –, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves e de morte no caso de uma colisão.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 20, 22 e 23 serão realizadas abordagens a motociclistas dentro do Programa Vivo em Duas Rodas, no cruzamento da Avenida Marcelino Pires com a Nelson de Araújo, Hayel Bon Faker com Pedro Rigotti e Weimar Torres com Hilda Bergo Duarte. Nestes locais haverá panfletagem e adesivagens das motos.

No dia 21 acontecem atividades para motociclistas e pedestres, na Avenida Marcelino Pires com João Cândido Câmara (em frente à Praça Antônio João). Os pedestres serão orientados sobre o uso das faixas, com panfletagens e abordagens.

No dia 22 serão realizadas palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares sobre o uso de cadeirinhas. No dia 23 serão realizados trabalhos com estudantes sobre projetos de trânsito nas escolas.

No dia 24, haverá exposição e apresentação dos projetos sobre trânsito da Cidade Educadora. A coordenadora executiva da Cidade Educadora, Rosana Signoretti, será a responsável pela organização da apresentação dos projetos sobre o trânsito nas escolas.

No dia 25, das 9h às 10h30, o Sest/Senat vai orientar os motoristas urbanos sobre o uso do dispositivo de retenção para crianças e do cinto de segurança.