Pular para o conteúdo
Geral

Dólar segue tendência externa e cai pelo quarto dia

O dólar caiu pelo quarto dia seguido frente ao real, fechando a sexta-feira no menor nível em quase dois meses, com a influência do mercado externo e a percepção de um aumento do fluxo de entradas no país. A moeda norte-americana recuou 0,40 por cento, a 1,763 real. É a menor cotação de fechamento desde […]
Arquivo -

O dólar caiu pelo quarto dia seguido frente ao real, fechando a sexta-feira no menor nível em quase dois meses, com a influência do mercado externo e a percepção de um aumento do fluxo de entradas no país.

A moeda norte-americana recuou 0,40 por cento, a 1,763 real. É a menor cotação de fechamento desde 13 de janeiro. Na semana, o dólar teve baixa de 1,29 por cento. No ano, porém, a moeda acumula alta de 1,15 por cento.

O mercado passou o dia em sintonia com o exterior, em que o dólar perdia terreno frente a outras moedas com a notícia de que Janet Yellen, presidente do Federal Reserve de San Francisco e tida como defensora de uma postura mais tolerante com a inflação, é a favorita para substituir Donald Kohn como vice-chairman da instituição.

Dados surpreendentemente positivos sobre a produção industrial da zona do euro também ajudaram a moeda comum a subir para quase 1,38 dólar. A queda do dólar no Brasil chegou a perder força na metade do dia, em meio à fraqueza das bolsas de valores e de outros ativos considerados de risco, como commodities. Mais tarde, porém, retomou a baixa.

Segundo dados parciais da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, havia cerca de 2,5 bilhões de dólares em operações registradas no mercado à vista até pouco antes do fechamento, volume dentro da média dos últimos dias.

“(O dólar) deve continuar no canal de baixa em que está. A situação lá fora que poderia assustar está um pouco mais tranquila. A gente vem passando por uma acomodação em todos os mercados”, disse Arnaldo Puccinelli, gerente de mercados financeiros da corretora Terra Futuros.

Internamente, o mercado comenta ainda que as ofertas de ações programadas —como a da OSX, de até 9,9 bilhões de reais— aumentam o ingresso de recursos. Além disso, Puccinelli pontuou que o mercado tem assumido um perfil cada vez mais vendedor de moeda estrangeira.

“Os estrangeiros (por exemplo) diminuíram a exposição comprada em dólar futuro”, disse. Somando os contratos de dólar futuro e cupom cambial, eles tinham na quinta-feira 500 milhões de dólares em compras líquidas, ante 3,933 bilhões de dólares no final de fevereiro.

A queda do dólar aos menores níveis em dois meses, no entanto, abre espaço para ajustes, o que pode dificultar a valorização do real na próxima semana. A Nomura Securities, por exemplo, recomendou uma realização de lucros nesta sessão.

“Embora continuemos com uma visão positiva em termos estruturais sobre o real, que deve continuar a ser sustentado por um fluxo positivo de investimentos, juros reais altos e crescimento relativo robusto, vamos procurar níveis melhores… para abrir novas posições vendidas em dólares”, escreveu Tony Volpon, estrategista da instituição, em relatório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Enem

100 dias para o Enem 2025: veja o que especialistas recomendam para se dar bem no exame

Vacinação acontece no Parque do Sol e Moreninhas neste sábado

Morador de Ponta Porã leva prejuízo de R$ 16 mil em golpe de venda de veículo

Mulher é baleada por dupla em motocicleta no Parque do Lageado

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Sábado será de tempo firme e máxima deve alcançar os 35ºC em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Grupo descumpriu normas de visitação determinadas pelo ICMBio

Polícia

Em tentativa frustrada de matar desafeto, homem atira em cachorro no Jardim Batistão

O morador reconheceu o suspeito como um desafeto, de 32 anos

MidiaMAIS

Influencer vai às ruas de Campo Grande para saber: ‘qual nota você daria ao seu estilo?’

Vídeos mostram o visual alternativo de quem frequenta a cena noturna de Campo Grande

Trânsito

Saiba quais são os pontos de interdições em ruas de Campo Grande neste sábado

É importante escolher uma rota alternativa para não ter transtorno com interdições