O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, convocou há pouco investidores a aplicar seus recursos no Brasil. Relembrando seu passado no PCdoB, recorreu a Karl Marx – “as finanças não geram riquezas mas são imprescindíveis para gerar riquezas” – ao defender os investimentos que precisam ser feitos no petróleo do pré-sal. “Gostaríamos e estamos decididos a transformar o Brasil em exportador de derivados. Que venham todos ajudar a transformar o petróleo do pré-sal em gasolina, óleo diesel, e nafta, com valor agregado localmente.”

Lima também destacou que o Brasil, diferentemente de outros países produtores de petróleo, não tem suas atividades concentradas em uma única atividade. “Por isso não vamos correr os riscos de ter os problemas de outros países que sofrem com a doença do petróleo. A chamada doença holandesa, que acontece quando todos se concentraram numa única atividade e se desindustrializaram”, comentou.

Em linha com suas argumentações, Lima afirmou que nos próximos meses deverá ser divulgado o edital da 11ª Rodada de Áreas Exploratórias de Petróleo e Gás Natural, que deve ser realizada nos primeiros meses de 2011.