Para festejar o dia da árvore, comemorado no dia 21 deste mês, a Reflore/MS (Associação sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), em parceria com as Lojas Alvorada, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e com a Prefeitura da Capital, distribuiu 20 mil mudas de diversas espécies, neste domingo (19), na Avenida Afonso Pena, com a Rua 13 de maio, no centro de Campo Grande-MS.

A distribuição de mudas já começa a virar tradição na Capital. “Estamos no quarto ano consecutivo da distribuição das mudas, e a população já fica na espera. Sempre marcamos para começar a distribuição às 8h, mas mesmo antes as pessoas começam a chegar ao local para pegar um ou mais exemplares”, explica Benedito Mário Lázaro, diretor-executivo da Reflore/MS.

Das crianças aos adultos, todos que passaram pelo local levaram uma muda de árvore para casa. Tem quem saiu de sacola cheia, é o caso de Dinorá Alves Arakaki. “Estou levando seis, para minha casa e para a casa do meu filho. Minha casa parece uma floresta, não passo um dia sem plantar algo novo”, diz Dinorá.

Brena Bonoto também levou várias espécies para casa. É o primeiro ano que passou na Avenida para receber as mudas, e já levou o pequeno Felipe de um ano, para acompanhar e ensinar sobre meio ambiente. “Essas mudas eu estou levando para plantar em casa. Vou plantar para crescer junto com ele (Felipe)”, aponta a mãe.

O marceneiro Roberto Carlos Rodrigues, aprovou a iniciativa da distribuição e também levou alguns exemplares. “Na minha profissão, nós dependemos da madeira, e sabemos que é preciso preservar, por isso é muito bom essa distribuição para melhorar a conscientização das pessoas”, explica o marceneiro.

Entre as 20 mil mudas distribuídas, 8 mil foram de ipê. As demais foram de: nim, flamboyant, pitanga, acerola, goiabeira, araça, acácia, jacarandá, angico, entre outras espécies.

Antes da parceria com a Reflore/MS, as lojas Alvorada já faziam a distribuição das mudas. Este foi o sétimo ano do evento. Segundo o diretor, Fábio Angelo, a empresa trabalha muito com a responsabilidade social. As pessoas que ajudaram na distribuição das mudas são funcionários da empresa e familiares dos trabalhadores. “Nós não obrigamos ninguém a vir, e ainda assim o índice de envolvimento dos funcionários chega a 90%. E, é muito bom porque até as crianças se envolvem”, complementa o diretor.