Silvano Souza Silva, de 42 anos, morreu dentro da cela um da cadeia pública de , no final da tarde desta quinta-feira (21). Inicialmente, a polícia trabalhou com a hipótese de mal súbito, mas a necropsia constatou que o preso foi espancado até a morte.

Conforme o delegado titular, Bruno Henrique Urban, o preso estava com hemorragia interna, costelas quebradas e edema cerebral, ou seja, água no cérebro. O corpo será encaminhado para Alcinópolis, para ser velado e enterrado.

Silva chegou na cadeia por volta das 14 horas dessa quarta-feira (20). O delegado explicou que sempre que chega um preso na cadeia é questionado se ele tem rixa com algum detento. Como a vítima respondeu que não, foi colocado na cela quatro.

Em menos de duas horas, os agentes tiveram que transferir Silva de cela, pois ele tinha problemas com detentos. Às 13h45, a vítima foi colocada na um, depois de afirmar que não tinha rixa com os presos que estavam na cela.

Vale ressaltar que a cadeia pública tem capacidade para abrigar 24 presos, mas atualmente guarda 69. Há anos a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ensaia assumir a cadeia de Coxim, mas, na prática isso não acontece.

Familiares temem rebeliões e outras mortes, justamente por conta da superlotação, que tem deixado os presos revoltados.

Prisão

Na última terça-feira (19), Silva foi preso em flagrante depois de furtar R$ 300,00 de João Girabrel Baldo, de 51 anos, num bar em Alcinópolis. Após denúncia da vítima, os policiais localizaram Silva, que jogou o dinheiro no chão, na tentativa de se desfazer da prova do .

De acordo com o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o preso também foi condenado, no dia 22 de setembro de 2010, a um ano e três meses de reclusão em regime fechado, por conta de um furto ocorrido em janeiro de 2007.