Pular para o conteúdo
Geral

Destino da professora barrada por ser cega é da administração, diz secretária

A Secretaria Municipal de Educação ainda não definiu como ficará a situação da professora, pedagoga Telma Nantes, aprovada em primeiro lugar para lecionar aos alunos da educação infantil – de 0 a 5 anos – mas, barrada pelo fato de ser portadora de deficiência visual. “A definição está a cargo da Secretaria Municipal de Administração. […]
Arquivo -

A Secretaria Municipal de Educação ainda não definiu como ficará a situação da professora, pedagoga Telma Nantes, aprovada em primeiro lugar para lecionar aos alunos da educação infantil – de 0 a 5 anos – mas, barrada pelo fato de ser portadora de deficiência visual.

“A definição está a cargo da Secretaria Municipal de Administração. Se qual for, vamos acatar”, diz a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola, que participa de evento nesta manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Telma Nantes é vice-presidente de entidade nacional dos cegos e dirigente do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos).

Maria Cecília Amêndola endossa a decisão da equipe multidisciplinar da Educação, que considerou a pedagoga inapta. “Como educadora, entendo que a educação infantil exige o cuidar e o educar de crianças desde o berçário até 5 anos. A professora não teria condições”, diz.

Pedagogia e inclusão

Aprovada em 1º lugar entre os deficientes visuais que fizeram o concurso público da Secretaria Municipal de Educação no ano passado, a pedagoga Telma Nantes, travou uma batalha para conseguir assumir a vaga de professora de Educação Infantil.

Enquanto em cidades paulistas existem professores portadores de deficiência visual, em , a profissional foi considerada inapta por não ter condições de corrigir cadernos e provas.

Segundo ela, o poder público deve dar exemplo de inclusão social e como professores de Educação Infantil têm auxiliares, a pedagoga garante que não teria problemas para lecionar. Ela acionou a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul), a Assembleia Legislativa e espera que a Prefeitura reveja a situação.

Segundo Telma Nantes, quando teve que ser entrevistada pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação, foi surpreendida pelas risadas de um médico que teria dito: “Como você pensa que vai ensinar desse jeito?”.

“Foi um ato de discriminação devido o preconceito da equipe multiprofissional com pessoa de deficiência”.

“Na hora eu fiquei quieta por medo de não ser nomeada. Eu sei que o prefeito não sabe o que acontece, mas todo professor tem um auxiliar. Eu que crie as minhas metodologias ou seja adequada a um espaço porque tenho certeza que tenho muito o que contribuir”.

No ano passado, na hora da inscrição, a pedagoga protocolou os documentos, pagou R$ 70, 00 e o concurso aconteceu no dia 13 de dezembro de 2009. “Passei fiz a prova de títulos. Não estudei. É meu saber puro”.

A comissão de avaliação é composta de uma fisioterapeuta, dois pedagogos, um médico e um psicólogo. “Ao inscrever no concurso o candidato toma ciência que passara pela comissão de avaliação. Esta avaliação é aplicada em todos os concursos. As regras do concurso estão publicadas no suplemento do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), do dia 03.11.2009. A Prefeitura de Campo Grande segue a Lei Federal de 3.299 de 20 de dezembro de 1999”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de julho nesta quinta-feira

tempo

Aproximação de frente fria muda o tempo em MS a partir desta quinta-feira

Grupo criminoso é alvo de operação da PF em Campo Grande após descoberta de acampamento de drogas

[ BASTIDORES ] Bets? Projeto mira máquinas de ursinhos

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial realiza mapeamento inédito da bioindústria na Amazônia Legal

Últimas Notícias

Economia

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Em Mato Grosso do Sul, serão liberadas restituições a 114.816 contribuintes, no valor total de R$ 158.782.964,30

Polícia

Grupo criminoso alvo de operação tinha carros de luxo e armamento em Campo Grande

Grupo criminoso tinha um acampamento clandestino de drogas

Polícia

Discussão entre mulheres em posto de gasolina de Dourados termina em luta corporal

Briga aconteceu após bebedeira e caso foi parar na delegacia

Famosos

Rei das pegadinhas do SBT, Ivo Holanda é internado em São Paulo; entenda

Aos 90 anos, Ivo Holanda precisou ser internado às pressas no Hospital São Camilo, em São Paulo; saiba detalhes do quadro de saúde