Pular para o conteúdo
Geral

Desapropriação de hospital motiva ação que pede afastamento do prefeito de Iguatemi

Denunciante diz que com a desapropriação de prédio, desativado há duas décadas, é um meio de o prefeito favorecer um aliado político do município
Arquivo -

Denunciante diz que com a desapropriação de prédio, desativado há duas décadas, é um meio de o prefeito favorecer um aliado político do município

O taxista Domingos Gonçalves impetrou uma ação popular com pedido de liminar na Justiça de , cidade distante 400 km de , onde pede o afastamento do prefeito José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB) e também a indisponibilidade de seus bens.

A ação popular conforme Domingos é justificada pelo fato do prefeito “sob o fundamento de promover a implantação da política pública destinada ao atendimento da população na área de saúde declarou por decreto de “utilidade pública” a desapropriação de forma amigável do prédio do antigo Hospital Imaculada Conceição.

Domingos explica que a desapropriação “evidencia interesse particular e nunca o público”. O taxista em seu pedido afirma que “o prédio do hospital não passa de um elefante branco que está há mais de vinte anos desativado”.

Na Ação Popular, o taxista disse que a desapropriação foi feita sem a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Segundo ele “não se vislumbra a propalada utilidade pública quando o município é servido de vários postos de saúde, todos com excelentes edificações, faltando apenas suplementá-los com material humano e remédios”.

Domingos explica que “criar mais uma despesa para o município com tal aquisição, ai sim, restará minada a saúde pública do município, ante a ausência de receita para efetiva manutenção dos serviços obrigatórios do município”.

Na ação que está na Justiça, o taxista afirma que a desapropriação “trata-se de compromisso de campanha, com o Sr. Dirceu Aparecido Cotarelli, que detinha nesta urbe um patrimônio e precisava vendê-lo. E, o adquirente seria o Município, tanto que este Dr. Dirceu foi um dos financiadores e apoiadores da campanha do então prefeito municipal”.

Conforme Domingos “a aquisição não tinha o respaldo popular” enquanto a população preferia “investimento em médicos, remédios, ambulâncias, e não numa estrutura arcaica e além das condições financeiras do município”.

Nesta mesma ação popular o taxista denuncia fraudes em licitações e a terceirização dos serviços de saúde através da contração da Associação Beneficente Pantanal, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Esta entidade segundo a ação popular tem entre as suas contratadas pessoas que também são servidores da Prefeitura, “cujo cargo é incompatível com qualquer outra função”.

“Denúncia tem motivação política”, diz prefeitura

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Iguatemi afirma que a denúncia feita pelo taxista Domingos Gonçalves “tem uma grande motivação política e que visa prejudicar a imagem do prefeito”.

Conforme informações da assessoria “embora o prédio seja antigo isso não significa que está ruim, pelo contrário, as reformas foram todas aprovadas pela Vigilância Sanitária do Estado que permitiu a abertura do prédio”.

“A Prefeitura está investindo em outras áreas da saúde como a renovação de toda a frota de ambulância”, diz a nota da assessoria de comunicação que acrescenta que os “peritos já analisaram o valor do prédio que está dentro da normalidade”.

(Material editado às 14h10 para adição de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF apura se caminhões-tanque abandonados pelo crime organizado têm relação com casos de metanol

Premeditado: Mulheres são presas por sequestro e tortura de jovem na saída de trabalho

corumbá

Prefeitura de Corumbá pode afastar servidores alvos de operação da PF

Onça não se ‘interessa’ em atacar bezerro e cena desperta curiosidade na web

Notícias mais lidas agora

Mulher morre a caminho do trabalho em acidente com caminhão nas Moreninhas

VÍDEO: Catador de recicláveis é visto sendo atraído por assassino em casa

Conhece todos? Supercopa de Vôlei trará quatro campeões olímpicos a Campo Grande

prefeito de corumbá operação

Prefeito diz que Executivo não foi notificado sobre operação contra corrupção em Corumbá

Últimas Notícias

Brasil

Governo cria comitê de enfrentamento da crise do metanol

Informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

Mundo

Ex-premiê da França pede renúncia de Macron em meio à crise política

Oposição pede impeachment de Macron

Polícia

Homem é preso em flagrante após atear fogo em sofá na casa do pai em Coxim

Autor colocou um sofá do lado de fora da residência, ao lado da janela, e ateou fogo

Transparência

Investigado por corrupção em Bonito foi preso com arma de fogo

Funcionário de imobiliária pagou fiança de R$ 2 mil para ser solto