Pular para o conteúdo
Geral

Deputado e Assetur querem subsídios para gratuidades no transporte da Capital

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) e o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) João Rezende discutiram nesta tarde, alternativas para que a população não seja prejudicada como novos aumentos. A reunião foi realizada no gabinete do deputado petista na Assembléia Legislativa. Entre os itens apontados pelo representante dos empresários para […]
Arquivo -

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) e o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) João Rezende discutiram nesta tarde, alternativas para que a população não seja prejudicada como novos aumentos. A reunião foi realizada no gabinete do deputado petista na Assembléia Legislativa.

Entre os itens apontados pelo representante dos empresários para alto preço da tarifa, está o crescimento das gratuidades entre os passageiros, que de acordo com a planilha apresentada durante a reunião é de cerca de 42 % dos usuários.

De acordo com deputado, Rezende indicou que na planilha o número de gratuidades para idosos, que foi implantada por meio de uma lei federal tem apresentado um índice significativo de novas adesões deste benefício.

Outra justificativa para o alto preço da tarifa é a falta de incentivos fiscais pelo poder público. ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) do diesel, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e outros impostos foram citados pelo representante da empresas como um dos vilões na montagem do preço final ao consumidor.

Em outros Estados o ICMS do diesel é inferior ao de Mato Grosso do Sul e os municípios como de (SP) e (DF) subsidiam parte das gratuidades.

Para Kemp, o lado das empresas é justificável, porem ele critica a prefeitura pela falta de transparência na hora de discutir alternativas para baratear o preço da tarifa. O deputado propõe que seja criado um fundo para subsidiar as gratuidades do transporte coletivo da Capital.

“As empresas do transporte coletivo não devem operar no vermelho, mas acho também, que não é só uma parte dos usuários que devem pagar por todos os percalços do transporte público da Capital, estão abrindo bairros na zona rural, o que encarece ainda mais o transporte coletivo e outros serviços públicos. Eles me disseram, que o grande vilão são as gratuidades, mas existe uma lei que obrigada prefeitura a subsidiar essas gratuidades. Minha cobrança é para que a prefeitura subsidie esse custo nas gratuidades para colocar um tarifa justa para população, principalmente para evitar a perda de consumidores como tem sido anunciado pelos empresários”.

Após a reunião com o deputado, o representante dos empresários do setor do transporte público não deixou cópia das planilhas e gráficos apresentados sobre o preço da tarifa e a queda de passageiros nos Ônibus da Capital.

O deputado já acionou a Defensoria Pública para tentar barrar um possível novo aumento da tarifa do transporte que deverá ser anunciada até o dia primeiro de março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

loteria

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Carreta da Justiça atende 380 pessoas em Paranhos

Últimas Notícias

Esportes

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo

Polícia

Dois são presos com 254 kg de cocaína e armas na BR-262

Os dois homens disseram que não sabiam da existência das drogas

Trânsito

Quatro ficam feridos em acidente entre motos no Aero Rancho

Ficaram feridas em um acidente na Rua Berta Lúcia

Esportes

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

5ª colocação com 28 pontos