Pular para o conteúdo
Geral

Deputado aciona MPE contra monopólio do BB na consignação

O Ministério Público Estadual foi acionado pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), nesta tarde (23), a respeito do decreto 12.932 do governador André Puccinelli (PMDB) que restringe ao Banco do Brasil o direito de fazer empréstimos consignados na folha de pagamento aos servidores estaduais. O decreto foi publicado no Diário Oficial extra do dia 13 […]
Arquivo -

O Ministério Público Estadual foi acionado pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), nesta tarde (23), a respeito do decreto 12.932 do governador André Puccinelli (PMDB) que restringe ao Banco do Brasil o direito de fazer empréstimos consignados na folha de pagamento aos servidores estaduais. O decreto foi publicado no Diário Oficial extra do dia 13 de fevereiro, em pleno sábado de Carnaval.

Paulo Duarte entende que o decreto é ilegal, porque institui o monopólio do Banco do Brasil o empréstimo consignado. Antes, pelo menos 50 instituições estava conveniadas e podiam emprestar dinheiro aos servidores, descontando em folha. O problema do monopólio do BB seria os juros altos que a instituição cobra.

Coincidência ou não, o decreto foi editado pouco mais de um mês após o governo e o banco renegociarem o contrato de prestação de serviços que dá ao BB a exclusividade de gerir as contas públicas e a folha de pagamento do funcionalismo. Pelo negócio o banco se comprometeu a pagar ao governo R$ 157 milhões, em parcelas anuais, cujo valor não ficou detalhado. O contrato se estende até 2014.

Paulo Duarte criticou a medida na tribuna da Assembleia. “Quem decide a menor taxa não é o governador, mas a livre concorrência, que possibilita às instituições oferecerem taxas mais vantajosas para o consumidor. Essa é mais uma medida autoritária do governo”.

Outro problema apontado pelo deputado são as instituições financeiras que trabalham quase que exclusivamente com empréstimos consignados a servidores públicos. Segundo Duarte, a exclusividade dos empréstimos ao Banco do Brasil vai gerar desemprego, já que muitas instituições já afirmaram que vão reduzir o número de funcionários. “Fui procurado por representantes dessas instituições que afirmaram que vão demitir funcionários”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1