Pular para o conteúdo
Geral

Daiane dos Santos é suspensa por 5 meses por doping

A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), nesta sexta-feira, após ter sido flagrada em exame antidoping realizado fora do período de competição, no dia 2 de julho do ano passado. Na época, a brasileira testou positivo para a substância furosemida, diurético de uso proibido por sua […]
Arquivo -

A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), nesta sexta-feira, após ter sido flagrada em exame antidoping realizado fora do período de competição, no dia 2 de julho do ano passado.

Na época, a brasileira testou positivo para a substância furosemida, diurético de uso proibido por sua capacidade de mascarar substâncias dopantes. A FIG informou que a suspensão aplicada contra Daiane, campeã mundial de solo em 2003, já começou a vigorar na última quarta-feira.

Por causa do doping, Daiane corria o risco de receber até dois anos de suspensão, pena que poderia acabar com o sonho da ginasta de encerrar a sua carreira nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A FIG informou que a brasileira tem até 21 dias para apelar contra a sentença no tribunal da própria entidade que controla a ginástica mundial ou na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O caso de doping envolvendo Daiane foi revelado pela FIG em outubro. Um mês depois, a brasileira admitiu o uso de furosemida, mas negou que tenha utilizado a mesma para obter vantagem esportiva. Ela disse que optou pela substância para ajudá-la em um tratamento estético, lembrando que estava afastada das competições para se recuperar de uma cirurgia no joelho e fora da seleção brasileira desde outubro de 2008.

Em dezembro, Daiane foi até Lausanne, na Suíça, para dar explicações à FIG sobre o caso, em atitude que visou atenuar uma punição que poderia ter sido mais bem mais pesada que a aplicada pela entidade.

Eduardo de Rose, diretor do departamento antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), festejou nesta sexta-feira a punição relativamente branda recebida por Daiane. “Eu sou gaúcho (assim como Daiane), gosto muito de ginástica e da Daiane. Ela sempre foi uma atleta excelente e trouxe muitas alegrias ao Brasil. Os advogados dela estão de parabéns. Frente uma possibilidade de dois anos (de pena), sair com uma suspensão de seis meses é praticamente nada”, ressaltou De Rose, em entrevista ao canal SporTV.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira