O governo do Estado, através do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), unidade da Fundação de Cultura, oferece neste mês de fevereiro dois cursos especiais: Desenho Mangá e criação de personagens e Pintura em Madeira com técnicas variadas.

Estilo de quadrinho oriental, o mangá tem suas origens na China, Mas foi no Japão que os quadrinhos realmente ganharam força, tornado-se mundialmente influentes e difundidos a partir da década de 60, principalmente depois das criações do mestre Osamu Tezuka, que revolucionou o mangá moderno. Foi através dele que o mangá ganhou características que conserva até hoje, como a da exploração enfática das expressões faciais dos personagens, como olhos grandes, boca e sobrancelhas expressivas. A oficina fica por conta de Alexandre Leoni.

Já o curso de Pintura em Madeira é ministrado por Giselde Rotilli Vieira. A pedagoga desenvolve o artesanato em pintura em madeira há mais de 10 anos. A Découpage, uma das técnicas que será apresentada no curso, trata-se do revestimento de objetos, desde pequenas caixas a grandes peças de mobiliário, com gravuras, recortes e colagens, dando um efeito de que essas imagens foram pintadas na peça.

Serviço

O curso de Mangá acontece de 1° a 5 de fevereiro, das 14h às 17h. O valor da inscrição é de R$ 40,00. O curso de Pinura em Madeira acontece no dia 26 de fevereiro, das 18h às 21h e no dia 27, das 14h às 17h. O investimento é de R$ 55,00.

Outras informações no Marco, pelo telefone (67) 3326-7449, das 12h30 às 17h30, ou no site: www.marcovirtual.com.br. Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas.