Pular para o conteúdo
Geral

Coxim: MPE pede rescisão de contrato entre prefeitura e Cointa

O MPE (Ministério Público Estadual), através da promotora de Justiça, Camila Augusta Calarge Doreto, recomendou a rescisão do contrato de número 027/2010, firmado entre a prefeitura de Coxim e o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Taquari). A promotora pediu, inclusive, o cancelamento do repasse mensal a partir de setembro. Conforme […]
Arquivo -

O MPE (Ministério Público Estadual), através da promotora de Justiça, Camila Augusta Calarge Doreto, recomendou a rescisão do contrato de número 027/2010, firmado entre a prefeitura de e o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Taquari).

A promotora pediu, inclusive, o cancelamento do repasse mensal a partir de setembro. Conforme os editais, publicados em jornal oficial, em 12 meses a prefeitura vai repassar R$ 600 mil para o Cointa fazer a limpeza urbana do município de Coxim.

Caso a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) não acate a recomendação, Camila promete adotar medidas legais, inclusive por meio de ajuizamento de ação civil pública. A promotora deu cinco dias para ser informada sobre as providências tomadas pela administração pública municipal.

No entendimento de Camila, para realizar o convênio não foram observados os requisitos legais. “O Cointa é uma entidade sem fins lucrativos, que não executa a limpeza pública do município, mas, para tanto contratou empresa terceirizada para prestar o serviço, em total afronta aos princípios da licitação”, diz parte de uma das considerações.

A promotora também enfatiza que a celebração de convênio com qualquer órgão deve ser antecedida de uma análise mais criteriosa da documentação financeira, pois o subsídio deve ser justificável, principalmente por conta da precária realidade sócio-econômica do município.

Outra consideração destaca que não existe qualquer documento idôneo a justificar o pagamento de R$ 600 mil. Para Camila, embora a decisão de conceder a subvenção ao Cointa seja de responsabilidade da prefeita, eventuais desvios ou excessos podem ser submetidos ao crivo do Judiciário.

De acordo com a promotora, existem ilegalidades e inegável excesso nos valores que seriam doados pelos cofres municipais. Primeiro, porque o Cointa não presta o serviço, contratando outra empresa, assim burlando a lei de licitações. Segundo porque como é sabido que a situação financeira da prefeitura não é compatível com essa despesa.

“Visto grandes problemas sociais e estruturais, atrasos nos pagamentos de servidores e de contratos, incluindo o de concessão do transporte escolar”, lembrou Camila. Como se não bastasse, a promotora argumenta que é inegável a falta de proporcionalidade do subsídio em prol do Cointa em comparação com àqueles voltados para saúde e educação, assim como para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Para finalizar, Camila considera que a subvenção da forma pretendida pode configurar ato que atenta contra os princípios da administração pública.

Por telefone, o secretário de Gestão, Antônio Carlos Gonçalves Rocha, informou que a prefeitura vai acatar o pedido e que já está tomando todas as medidas para rescindir o contrato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional