Pular para o conteúdo
Geral

Corumbá sedia Open de Tênis até segunda-feira

Cento e cinco partidas em três dias de competição. É nesse ritmo que está acontecendo, em Corumbá, desde a última sexta-feira, 12 de novembro, o 1° Endo Car Honda Open de Tênis 2010, evento organizado pela Associação dos Tenistas de Corumbá (ATC), Divididos em seis categorias, conforme o sexo e o nível técnico, mais de […]
Arquivo -

Cento e cinco partidas em três dias de competição. É nesse ritmo que está acontecendo, em , desde a última sexta-feira, 12 de novembro, o 1° Endo Car Honda Open de Tênis 2010, evento organizado pela Associação dos Tenistas de Corumbá (ATC),

Divididos em seis categorias, conforme o sexo e o nível técnico, mais de 100 praticantes do esporte se enfrentam em disputas, cujos resultados são computados e adicionados ao ranking estadual, uma vez que o torneio recebe a supervisão da Federação Sul-Mato-Grossense de Tênis (FTMS).

“Vale 50% dos pontos de vitórias para os tenistas que fazem parte do ranking estadual”, detalhou Marcos Guimarães, árbitro do torneio. Ele ressaltou que, devido ao grande número de participantes, as partidas estão sendo disputadas em dois tipos de piso. “As classes femininas (1ª e 2ª) e a 4ª classe masculina estão sendo disputadas num piso rápido. Já as 1ª, 2ª e 3ª classes masculinas nos pisos de saibro, que chamamos piso lento”, explicou.

Bastante satisfeito com a estrutura da competição, ele destacou a evolução do esporte na região. “Nós já tivemos aqui a oportunidade de, no início de agosto, realizar um torneio que foi a 8ª etapa do Circuito Estadual de Tênis. Naquela oportunidade, já tínhamos percebido a importância da associação dos tenistas locais, o crescimento do tênis como um todo. A prova disso é que voltamos a ter a participação das mulheres, uma coisa que estava quase que parada e do futuro do tênis, que é a ‘garotadinha’. É o que vai preservar o tênis pra toda vida”, avaliou.

Ainda conforme Guimarães, o apoio das empresas é fundamental para a realização de eventos de grande porte como esse. “O patrocínio da iniciativa privada é fundamental para que isso possa fluir num nível elevado como está sendo esse torneio. Todos os participantes recebem camisetas, as bolas são novas, as quadras com excelentes condições de uso”, frisou.

O presidente da Associação dos Tenistas de Corumbá, Tadeu Roberto Coimbra Marinho, também avaliou o crescente número de adeptos do esporte na cidade. “Graças a todo esforço da ATC, a gente vem conseguindo fazer o esporte, aqui em Corumbá, crescer bastante de uns dois, três anos para cá. Há dois anos, a gente contava apenas com duas quadras e isso impossibilitava o crescimento do tênis local. Nós percebemos que para crescer, primeiramente, tínhamos que aumentar o número de quadras e, até fevereiro, devemos ter outras duas quadras prontas. Hoje contamos com três”, declarou ao Diário ao afirmar que esta é apenas uma fase inicial de um processo de solidificação do tênis na região.

“Passada essa etapa de aumento de quadras, a gente vai iniciar a segunda etapa também muito importante, que é aumentar o número de crianças praticando o esporte, pois isso é fundamental para o crescimento do tênis local. Não só no tênis, mas em qualquer esporte, temos que começar com as crianças”, ponderou ao lembrar que, atualmente, a Associação dos Tenistas de Corumbá, tem 45 associados.

Ele ainda reforçou a importância da participação da Associação Médica nesse processo. “Foi ela (Associação Médica) quem abriu as portas pra gente porque, na época quando montamos a associação dos tenistas, não tínhamos condições financeiras de adquirir um terreno para construir as quadras. Somos muito agradecidos aos médicos todos que abriram as portas pra gente”, disse.

Já o professor e técnico de tênis , Eduardo Cabral de Menezes, destacou que esse crescimento do esporte dentro da nossa cidade se deu não somente com relação ao número de praticantes, mas também ao nível técnico dos mesmos.

Ele afirma que o tênis “pode ser praticado por todas as idades. A partir de 5 anos de idade até seus 70, 80 anos, se estiver em condição de fazer atividade física”. E mostra que, nesta competição, há uma interação entre os diferentes atletas. “Você tem jogadores de 15 anos jogando com competidores de 40 porque é dividido por nível técnico, não só por idade”, falou ao lembrar que este é um dos torneios do esporte com maior número de participantes da história em Corumbá.

O 1° Endo Car Honda Open de Tênis 2010 segue até segunda-feira, dia 15, quando, pela manhã, serão realizadas as partidas finais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Últimas Notícias

Esportes

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Meninas brasileiras vão enfrentar a Itália na grande decisão em busca

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro