Geral

Corumbá: ‘Povo das Águas’ começa atendimento a ribeirinhos

Quase 1,2 mil pessoas da região do Taquari serão atendidas a partir de hoje, 26 de março, pelo programa “Povo das Águas”. A ação vai até domingo, dia 28, oferecendo serviços médicos; sociais e educacionais para os moradores das localidades do Corixão; Colônias do Cedro, São Domingos, do Bracinho e Rio Negrinho. Serão oferecidos, pelas […]

Arquivo Publicado em 26/03/2010, às 11h39

None

Quase 1,2 mil pessoas da região do Taquari serão atendidas a partir de hoje, 26 de março, pelo programa “Povo das Águas”. A ação vai até domingo, dia 28, oferecendo serviços médicos; sociais e educacionais para os moradores das localidades do Corixão; Colônias do Cedro, São Domingos, do Bracinho e Rio Negrinho.


Serão oferecidos, pelas equipes da Prefeitura de Corumbá, serviços de vacinação para crianças e adultos; tratamento odontológico; cuidados de enfermagem; imunização de cães e gatos. Também serão distribuídos materiais necessários para as famílias enfrentarem o período de cheia no Pantanal. As escolas receberão materiais didáticos e de apoio para o ano letivo.


Chegando a terceira edição – as duas primeiras foram realizadas em novembro e dezembro do ano passado – o “Povo das Águas” traz uma novidade. “Vamos trabalhar como CRAS Itinerante, com os mesmos serviços oferecidos pelas unidades urbanas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, informou, a este Diário, a primeira-dama e secretária Especial de Integração de Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira. O programa está sob coordenação da Secretaria comandada por ela no Executivo Municipal.


O CRAS Itinerante vai cadastrar as famílias no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de buscar a inserção delas nos programas de assistência social executados no município. Dentro da área de saúde, os médicos irão atender a todos os moradores e se houver necessidade serão receitados remédios. Os medicamentos serão distribuídos gratuitamente.


A ideia do “Povo das Águas”, explicou Beatriz Cavassa, surgiu após o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira percorrer a região ribeirinha com o programa “Prefeito Presente” e perceber a necessidade de uma assistência periódica aos moradores dessas áreas. “Ao conhecer a realidade das comunidades, o prefeito Ruiter constatou as dificuldades”, disse. “Criamos esse programa específico. Pelas dificuldades de virem à cidade o ‘Povo das Águas’ vai até eles levando o atendimento necessário”, complementou a primeira-dama.


A dinâmica de atuação do projeto é bastante interessante e permitirá visitas regulares a cada três meses a cada uma das regiões, informou Beatriz. Inclusive, já há todo um cronograma preparado até julho. Em abril, as equipes estarão nas regiões da Manga e Porto Esperança; em maio Paraguai-Mirim; para junho está previsto o retorno à região do Taquari. Em julho a visita será novamente na Manga e Porto Esperança.


O navio do “Povo das Águas” deixou o porto de Corumbá na noite desta quinta-feira, 25 de março. A equipe total é de 20 pessoas.



Cronograma dos serviços


Dia 26/03
Localidade: Corixão
Equipe 01 – 08h às 13 horas – Corixão
Capão Bonito – Casa do Jefferson Foca
Equipe 02 – 08h às 13 horas – Cedrinho
Sítio 3 irmãs – Casa da Senhora Deolinda


Dia 27/03
Equipe 01 – 08h às 12 horas – Porto Sant’Ana (Colônia do Cedro)
Equipe 02 – 08h às 12 horas – Porto Sagrado (Colônia São Domingos)


Dia 28/03
Equipe 01 – 08h às 12 horas – Porto Figueira (São Domingos)
Equipe 02 – 08h às 12 horas – Porto Sairu (Bracinho)

Jornal Midiamax