Pular para o conteúdo
Geral

Corumbá: Donos de terrenos abandonados podem ter aumento no IPTU

A luta contra o avanço da dengue em Corumbá pode adotar medidas fiscais para obrigar proprietários de terrenos baldios e imóveis desabitados ou abandonados a mantê-los limpos. A medida foi discutida durante reunião do Comitê de Combate a Dengue, ocorrida nesta quarta-feira, 03 de março. A ideia prevê alíquotas de impostos de acordo com o […]
Arquivo -

A luta contra o avanço da dengue em pode adotar medidas fiscais para obrigar proprietários de terrenos baldios e imóveis desabitados ou abandonados a mantê-los limpos. A medida foi discutida durante reunião do Comitê de Combate a Dengue, ocorrida nesta quarta-feira, 03 de março. A ideia prevê alíquotas de impostos de acordo com o grau de envolvimento do contribuinte na manutenção da limpeza de casas e terrenos. As taxas seriam maiores para quem não se preocupa e menores para aqueles que reconhecidamente evitam a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Para a medida ser implantada, o secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado, Haroldo Ribeiro Cavassa, que participou da reunião do Comitê, explicou a este Diário que inicialmente a Prefeitura precisa ampliar a interação entre todas as secretarias da Administração Municipal nas ações de prevenção e combate e fortalecer o trabalho de fiscalização. “Precisamos reforçar a integração e ação, principalmente na área de fiscalização”, avaliou o secretário. Para ele, a Prefeitura deve trabalhar uma “maior integração na fiscalização desses terrenos”, que seriam os baldios e os imóveis abandonados.

Mesmo considerando que manter a casa limpa é um “dever do cidadão”, Haroldo não descartou a possibilidade de reconhecer a preocupação de cada um que procura preservar o ambiente livre de qualquer recipiente que permita a proliferação do mosquito transmissor. Em contrapartida, quem não se compromete com a prevenção seria penalizado. Nas duas situações, o bolso do contribuinte sentiria as consequências. “Temos que premiar aquelas pessoas que participam e contribuem com a limpeza, mas entendemos isso como um dever do cidadão. Podemos realizar um trabalho mais intensivo e focado naquelas pessoas que não estão observando os trabalhos de limpeza”, disse o secretário de Desenvolvimento Integrado, pasta que coordena as ações da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Justamente para essa iniciativa é que ele entende ser necessária a integração de todos os setores da Prefeitura. Objetivamente a medida seria executada após os trâmites de notificação, já praticados. “Se o contribuinte está deixando o terreno baldio, não faz sua limpeza e não está atentando para esse problema nacional que é a dengue, vamos punir através de notificações. Depois transformando até em auto de infração para que a pessoa seja penalizada. Possivelmente entrando através de imposto progressivo, que já está autorizado pelo Plano Diretor e pelo Código Tributário. Progressividade do imposto e talvez, alíquota diferenciada para aqueles donos de imóveis que estiverem contribuindo para a cidade afirmou o secretário Haroldo Cavassa explicando que são possibilidades a serem estudadas; avaliadas e devidamente discutidas pela Administração Municipal. A progressividade seria aplicada ao IPTU, bem como as alíquotas diferenciadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV