Pular para o conteúdo
Geral

Corumbá: Audiência pública discutiu tráfico de drogas na fronteira

“De nada adianta fiscalizar, investigar e denunciar, se a Justiça não responde à altura”. A declaração é do promotor de Justiça Tiago di Giulio Freire, que atua no município de Miranda, em Mato Grosso do Sul. O promotor participou ontem (3), da audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que discutiu sobre […]
Arquivo -

“De nada adianta fiscalizar, investigar e denunciar, se a Justiça não responde à altura”. A declaração é do promotor de Justiça Tiago di Giulio Freire, que atua no município de , em Mato Grosso do Sul. O promotor participou ontem (3), da audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que discutiu sobre o tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Bolívia.

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., acompanhou a sessão da CCJ. Segundo explicou o promotor, um dos maiores problemas enfrentados pelo MP de Mato Grosso do Sul no combate ao tráfico de drogas está na legislação atual e na interpretação dada a ela pelo Judiciário. Ele sugeriu mudanças na Lei n.º 11.343 de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

Foram três as recomendações do promotor. A primeira proposta é condicionar a causa de diminuição da pena exclusivamente aos casos de tráfico de pequenas quantidades de droga (não definida pela legislação), além dos requisitos já definidos por lei (ser réu primário, ter bons antecedentes, não pertencer a organização criminosa e etc.).

Tiago argumentou que a mudança é necessária uma vez que o benefício tem sido aplicado de forma indiscriminada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O promotor sugeriu também desvincular o aumento da pena ao efetivo cruzamento da divisa, no caso de tráfico interestadual. A sugestão é aumentar a condenação também nos casos em que o traficante seja flagrado atuando fora de seu estado de origem, mesmo sem que a transposição estadual tenha de fato acontecido.

A última proposta de Tiago modifica a penalidade para traficantes que utilizam transporte público, como ônibus, para carregar as drogas. Atualmente, a pena é aumentada apenas quando o criminoso se utiliza do grande número de pessoas no veículo para comercializar a droga.

O representante do MP/MS propôs que só o fato da droga ser carregada em transporte público seja suficiente para aumentar a pena em um sexto. As sugestões de Tiago Freire foram bem recebidas pelos senadores Kátia Abreu (DEM-TO), que solicitou a realização da audiência, e Romeu Tuma (PTB-SP), relator da Lei 11.343/06 e presidente da sessão da CCJ de hoje, que já encaminhou as propostas para análise da assessoria da omissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Abram as janelas: Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

thiago lacerda bonito cinesur

Galã de novelas, Thiago Lacerda vem a MS para cerimônia importante

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Romaria comemora aniversário de 100 anos do Colégio Auxiliadora em Campo Grande

Auditoria na Funsaud de Dourados entra na reta final e deve definir rumos da saúde municipal

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

VÍDEO: Trecho da BR-163 interditado após andarilho colocar fogo em galeria deve ser liberado em 48 horas

Últimas Notícias

Famosos

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

Paul Mario Day foi o primeiro vocalista do Iron Maiden, em 1975; cantor morreu nesta quarta-feira (30); saiba detalhes da situação

Transparência

União altera PAC e maternidade de Dourados vai para Corumbá

Ministério da Saúde escolhe as macrorregiões com maiores índices de mortalidade e com necessidade de leitos

Polícia

Condenado por furto qualificado e corrupção de menores é preso em Dourados

Criminoso foi localizado por agentes do SIG em uma residência no Jardim Monte Líbano

Transparência

Corte no salário do prefeito de Naviraí afeta médicos e ultrassonografias

Prefeitura alega que falta do reajuste atinge teto salarial de todos os servidores da administração pública