Corpo de Bombeiros montará força tarefa para combate a incêndios em MS

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vai criar uma equipe de força-tarefa para atuar no combate aos incêndios nas áreas de pastagem do Estado. Devido o período de estiagem e baixa umidade do ar, que provoca o aumento de ocorrência de incêndios, o Corpo de Bombeiros também convocará o efetivo administrativo para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vai criar uma equipe de força-tarefa para atuar no combate aos incêndios nas áreas de pastagem do Estado. Devido o período de estiagem e baixa umidade do ar, que provoca o aumento de ocorrência de incêndios, o Corpo de Bombeiros também convocará o efetivo administrativo para dar suporte às equipes de campo.

“Estamos em um período crítico onde a umidade do ar no nosso estado está chegando a 20%. A reunião será com os comandos do interior para montarmos as equipes e definir em quais regiões elas irão atuar, como os municípios de Jardim e Dois Irmãos do Buriti, que vem registrando um aumento nos números de focos de incêndios este ano”, diz o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias.

Segundo o coronel, além das equipes de força-tarefa, o corpo de bombeiros também realiza cursos de capacitação de combate a incêndios para trabalhadores em áreas rurais nas áreas de grande incidência de focos de incêndio, como Corumbá, Aquidauana, Miranda e Bodoquena. “O curso capacita grupos de 30 pessoas, onde são realizadas aulas e métodos para a construção de instrumentos, como os abafadores de chamas”, diz o coronel.

O Corpo de Bombeiros pede para que a população evite realizar queimadas em pastos e tomar cuidado redobrado nas rodovias, principalmente para que fumantes evitem jogar as “bitucas” de cigarros às margens da pista. Segundo dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), até o final de julho foram registrados 641 focos de incêndio este ano. Em 2009, no mesmo período, o índice de queimadas chegou a 1.267 focos.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)