Pular para o conteúdo
Geral

Contrato de temporários poderá chegar a seis meses

Os pedidos de prorrogação dos contratos de trabalhos temporários agora podem ser feitos pela internet. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a iniciativa reduz a burocracia e amplia para seis meses o período de trabalho desses funcionários. Antes a renovação só permitia o período de três meses. Existem no país cerca de […]
Arquivo -

Os pedidos de prorrogação dos contratos de trabalhos temporários agora podem ser feitos pela internet. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a iniciativa reduz a burocracia e amplia para seis meses o período de trabalho desses funcionários. Antes a renovação só permitia o período de três meses. Existem no país cerca de 1 milhão de trabalhadores temporários. A informação é da Agência Brasil.

Para garantir a prorrogação, o empregador precisava pedir a renovação no local onde o funcionário trabalha e esperar a autorização do Ministério. “Uma burocracia que demorava em torno de 45 dias para ter a autorização”, afirma Lupi.

Segundo informações do Ministério, a prorrogação pode ser solicitada até o penúltimo dia de término do contrato. O pedido é feito ao Ministério automaticamente pelo sistema e emitida no mesmo instante. O empregador imprime o documento no próprio local de trabalho. “Isso agiliza, impede aqueles que querem criar dificuldades, facilita a renovação do trabalhador e garante seu emprego por pelo menos mais três meses e desburocratiza para a empresa”.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário do Estado de (Sindeprestem), Vander Morales, a prorrogação automática dos contratos de trabalho temporário permitirá maior produção de riqueza para o país e mais renda para os trabalhadores. “Esperamos que haja um aumento de 30% nas contratações em todo o Brasil. Isso ajudará a indústria, porque o trabalhador temporário auxilia na retomada pela própria característica do contrato, que é menos burocrático e mais flexível.”

Segundo ele, anteriormente o prazo dos primeiros três meses de contrato ultrapassava o período sem ter a autorização do Ministério do Trabalho. “O contrato se rescindia automaticamente e não permitia a continuidade dessas pessoas nos postos de trabalho. A inovação vai agilizar e fazer com que as pessoas tenham mais tempo trabalhando.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-diretor da Veja e fundador da Revista Oeste, jornalista J.R. Guzzo morre aos 82 anos

‘Nunca tinha visto isso’, diz porteiro que chamou polícia após Igor Cabral agredir a namorada

Onde assistir: sábado tem Brasil na final da Copa América e três jogos pelo Brasileirão

Liderança da Jaguapiru procura MPF e denuncia descaso em obras de poços artesianos nas aldeias

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

MEC prorroga para dia 6 o prazo de pagamento da taxa da Prova Docente após reclamações

Últimas Notícias

Política

‘Ônibus fantasma e mais de 17 mil multas’, diz vereador sobre Consórcio Guaicurus

Membro da CPI diz que aplicativo do Consórcio indica vários ônibus rodando, mas realidade nas ruas é diferente

Política

Maioria dos deputados da Alems deve disputar a reeleição em 2026

Dos 24 parlamentares, apenas Mara Caseiro (PSDB) se declara ser pré-candidata a deputada federal

Política

Veículos da frota estadual em MS podem ter que rodar com etanol, sugere projeto

Projeto de lei é de autoria do deputado Pedrossian Neto

Política

‘Inimigo do bolsonarismo’, Moraes já foi alvo de petistas por ligação com ‘golpistas’

Ministro foi implicado na Lei Magnitsky Global, que penaliza terroristas, corruptos e transgressores dos direitos humanos