Reportagem sobre o tempo seco exibida no telejornal Bom Dia Brasil desta terça-feira (24) mostra que é a cidade mais seca do país, com 11% de umidade. O índice já é considerado estado de emergência.

O período chuvoso na região Centro-Oeste começa só na segunda semana de setembro. Até lá, a situação deve continuar crítica. Entre os estados que mais sofrem com a estiagem estão Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Em Mato Grosso, o tempo seco incomoda moradores. O índice de umidade relativa chegou a 14%, e em Cuiabá, uma nuvem cinza cobre a cidade na maior parte do dia.

Os postos de saúde estão lotados. Os pacientes reclamam de problemas respiratórios e irritação nos olhos.

Por causa do tempo seco, os carteiros começam a entregar as correspondências por volta das 15h, quando o sol está mais fraco. Nas escolas, a rotina da aula de educação física foi alterada.

Recomendação

A Defesa Civil recomenda que a população evite realizar atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10h e 17h e que não pratique exercícios entre as 11h e 15h. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% trazem riscos à saúde. Os principais sintomas são sangramento no nariz, secura nos olhos e mucosas e tonturas.