Pular para o conteúdo
Geral

Com uma população de 50 mil animais domésticos em Dourados abandono é problema

Este número é uma estimativa feita pela coordenadora do Hospital Veterinário da Unigran, Fernanda Zauith levando-se em consideração a estatística de que 25% da população possuem em casa um animal
Arquivo -

Este número é uma estimativa feita pela coordenadora do Hospital Veterinário da Unigran, Fernanda Zauith levando-se em consideração a estatística de que 25% da população possuem em casa um animal

A cidade de conta atualmente com uma população de pouco mais de cinqüenta mil animais domésticos e o abandono é a maior preocupação de veterinários.

Este número é uma estimativa feita pela coordenadora do Hospital Veterinário da Unigran, Fernanda Zauith levando-se em consideração a estatística de que 25% da população possuem em casa um gato ou cachorro.

Fernanda afirmou que quase diariamente animais domésticos são abandonados em caixa de papelão na porta do Hospital Veterinário e por esse motivo na manhã da próxima segunda-feira será realizada uma feira na Praça Antonio João para a doação de dezenas de animais.

A feira acontecerá durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher e também visa conscientizar as pessoas da importância de se cuidar dos seus animais domésticos, disse a coordenadora.

Além da doação dos animais um grupo de estudantes de Medicina Veterinária vão dar orientações as pessoas que forem buscar os bichos. “Vamos garantir um pacote de ração e a castração destes animais quando estiverem na idade certa para se fazer a cirurgia”, disse a médica veterinária Fernanda Zauith.

Na opinião da coordenadora do Hospital as pessoas gostam de ter animais de estimação em casa mas está crescendo a quantidade de donos que ao primeiro sinal de doença ou de incomodação acabam abandonando os bichos nas ruas. “O abandono acaba se transformando num caso de saúde pública”, disse a coordenadora.

Fernanda afirmou que atualmente o Hospital Veterinário mantém um convênio com o CCZ (Centro de controle de Zoonoses) e com o Clube do Vira Lata para garantir o atendimento médico dos animais abandonados. Por ser um hospital-escola a população que comprove falta de recursos consegue atendimento gratuito para seus animais.

O Hospital Veterinário, segundo Fernanda, realiza dez castrações de animais por semana para atender a demanda existente entre as pessoas de baixa renda e nos casos de animais abandonados. Os interessados devem agenda as consultas na recepção do próprio hospital, explicou Fernanda que espera conseguir donos para todos os animais que serão expostos na próxima segunda-feira.

“Antes de qualquer coisa o animal doméstico é um ser vivo que merece respeito. Quem optar em ter um gato ou cão em casa deve se conscientizar que ele é um novo membro da família e que deve receber cuidados de higiene, médico e alimentação de qualidade”, finalizou a médica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com frente fria chegando, domingo deve ser chuvoso e com rajadas de vento

Amal e George Clooney brilham em noite disco no Lago de Como

Seleção Feminina vence Colômbia nos pênaltis e conquista o 9º título da Copa América

1953 – Glauce Rocha faz sucesso no teatro do Rio

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Direita realiza buzinaço a favor de Bolsonaro neste domingo em Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Fluminense vence Grêmio por 1 a 0 no reencontro de  Renato Gaúcho com a equipe que ele treinava

Últimas Notícias

Brasil

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível para COP30 em Belém

Ministério do Turismo faz vistorias em Belém para garantir hospedagem acessivel durante a COP30

Polícia

Homem é esfaqueado no peito após briga em tabacaria no Coronel Antonino

A vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada à Santa Casa

Política

Direita realiza buzinaço a favor de Bolsonaro neste domingo em Campo Grande

Entre os pedidos da direita, estão anistia e impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes

Polícia

Homem é esfaqueado 4 vezes nas costas e pernas durante desentendimento nas Moreninhas

A vítima e o autor teriam se desentendido após um celular ser perdido