Geral

Com diferença dos preços, compensa abastecer com álcool em MS

Para os condutores de veículos bicombustíveis em Mato Grosso do Sul continua mais vantajoso abastecer com álcool, ou etanol. O preço por litro do combustível representa em MS 68,99% do preço da gasolina. A relação garante economia para quem usar o etanol apenas em oito estados brasileiros. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis […]

Arquivo Publicado em 18/12/2010, às 14h44

None

Para os condutores de veículos bicombustíveis em Mato Grosso do Sul continua mais vantajoso abastecer com álcool, ou etanol. O preço por litro do combustível representa em MS 68,99% do preço da gasolina. A relação garante economia para quem usar o etanol apenas em oito estados brasileiros.


Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol está competitivo no Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Tocantins. Na Bahia e Rondônia, tanto faz o uso do álcool ou da gasolina. Nos outros 16 Estados e no Distrito Federal, a gasolina leva vantagem.


Para saber se é vantajoso usar álcool ou gasoliva, deve ser levado em conta que o poder de queima do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina, ou seja, a diferença de preço tem que ser menor que esse índice.


Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol corresponde a 67,15% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 62,79%, em Mato Grosso de 65,71%, no Paraná de 68,17% e em Mato Grosso do Sul de 68,99%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,02% do valor da gasolina) e no Piauí (80,09%). (Com informações da Agência Estado)

Jornal Midiamax