Com baixa umidade do ar, Bombeiros treinam e alertam para risco de queimadas

Somente no período entre julho e 16 de agosto deste ano foram registradas 225 ocorrências em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Somente no período entre julho e 16 de agosto deste ano foram registradas 225 ocorrências em Campo Grande

O tempo seco, aliado à falta de chuva por dias seguidos durante o inverno, deixa a vegetação cada vez mais ressecada e aumenta o risco de incêndio em Mato Grosso do Sul. Devido às condições do tempo, somente ontem (17) foram registrados 16 incêndios em terrenos e áreas vazias e o Corpo de Bombeiros alerta a população sobre os riscos de pequenas queimadas saírem do controle.

Somente no período entre julho e 16 de agosto deste ano já haviam sido registradas 225 ocorrências em vegetações secas. O total inclui 53 casos a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Conforme as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, em todo Mato Grosso do Sul a previsão é de que o tempo continue com névoa seca e baixa umidade do ar, em torno dos 20%, principalmente na região Oeste do Estado.

Bombeiros em treinamento

Hoje é o ultimo dia de treinamento em combate de incêndios florestais para a guarnição de combate ao incêndio florestal, que está sendo realizado em área da Embrapa na saída para a cidade de Rochedo. O intuito é atualizar os militares das seções administrativas da corporação que estão atuando nas guarnições de combate a incêndio florestal.

Juntamente com os bombeiros, participam 20 funcionários e colaboradores terceirizados da Embrapa, que se preparam para atuar na prevenção contra focos e na extinção de queimadas em áreas da Empresa. No treinamento são realizados alargamentos de aceiros com a utilização de ferramentas, abafadores e bombas costais para o controle e extinção das chamas.

Alerta

Sem chuva e com baixa umidade, também persiste o risco de incêndios florestais. Os cuidados com queimadas ilegais, já necessários o ano todo, devem ser redobrados nesse período. Em locais onde houver ocorrência de incêndio próximo a rodovias, é importante os motoristas ficarem alertas, porque a fumaça diminui a visibilidade.

No Brasil

Conteúdos relacionados