Pular para o conteúdo
Geral

Coalizão descarta Ciro em São Paulo e define apoio a Mercadante

Cinco partidos de oposição ao governador José Serra (PSDB) definiram hoje o apoio à candidatura do senador Aloizio Mercadante (PT) ao governo do Estado de São Paulo. Em almoço promovido na casa do parlamentar petista, na capital paulista, lideranças da coalizão – formada até agora por PT, PDT, PCdoB, PR, PRB e PPL – colocaram […]
Arquivo -

Cinco partidos de oposição ao governador José Serra (PSDB) definiram hoje o apoio à candidatura do senador Aloizio Mercadante (PT) ao governo do Estado de . Em almoço promovido na casa do parlamentar petista, na capital paulista, lideranças da coalizão – formada até agora por PT, PDT, PCdoB, PR, PRB e PPL – colocaram um ponto final nas tratativas em torno do nome do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à disputa e definiram para a primeira quinzena de abril o lançamento oficial da candidatura de Mercadante.

O evento de lançamento será realizado em São Paulo e deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidata do PT à sucessão ao Palácio do Planalto, a ministra Dilma Rousseff. No encontro de hoje, o PDT vetou o nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, filiado ao PSB, como possível candidato a vice-governador ou senador pela coalizão. “Neste caso estamos fora. Assim não dá”, afirmou o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente do PDT no Estado de São Paulo.

O PSB, aliás, não participou do encontro e, de acordo com o presidente estadual da legenda em São Paulo, deputado Márcio França, a sigla ficará fora da aliança em torno da candidatura de Mercadante. Sem Ciro na corrida estadual e se não houver um acordo para que o PSB volte à aliança de oposição, o candidato do partido em São Paulo deverá ser Skaf.

O presidente estadual do PT, Edinho Silva, tentou minimizar o veto a Skaf. “É uma posição do PDT, mas eu reafirmo que o PSB é um partido fundamental para nós em São Paulo; combinamos que não iremos sofrer por antecipação e que iremos nos reunir para discutir qualquer tensão no campo partidário”, afirmou Edinho. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Skaf informou respeitar a opinião de Paulinho, mas ressaltou que ela não representa a do PDT como um todo.

No almoço de cerca de duas horas e meia, Mercadante ressaltou às lideranças presentes os investimentos feitos pelo governo federal em São Paulo durante a gestão Lula. O senador salientou a importância de se construir um palanque forte no Estado que dê sustentação à campanha de Dilma no maior colégio eleitoral do País. “Ele se mostrou bastante animado em entrar na disputa eleitoral, mesmo após cirurgia”, comentou Paulinho, referindo-se à operação a que o senador foi submetido no dia 4 de março para tratamento de uma hiperplasia prostática benigna.

Antes de marcar uma data para ratificar o nome de Mercadante, o PT terá ainda de convencer o também senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a desistir de sua pré-candidatura ao governo paulista, já registrada no partido. Para isso, a Executiva do partido em São Paulo prevê uma reunião com o senador na próxima segunda-feira. Além dos partidos já definidos, a coalizão negocia ainda a entrada de outros cinco partidos: PTdoB, PRP, PTC, PSL e PTN, com os quais já foram feitas reuniões.

Desastre

O lançamento do nome de Mercadante à sucessão ao Palácio dos se tornou consenso entre os partidos de oposição a Serra após publicação de entrevista em que Ciro chamou de “desastre” o PT no Estado. A declaração deflagrou um movimento interno na sigla para acelerar o lançamento do senador e contribuiu para o isolamento do PSB. Desde o início de março, Mercadante tem cuidado pessoalmente da costura de apoios à sua candidatura.

Na semana passada, encontrou-se com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), com o deputado Celso Russomanno (PP) e com Paulinho. Nesta semana, Mercadante deve se reunir com lideranças nacionais do PT para acertar os detalhes sobre o lançamento oficial de sua candidatura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne bovina

Suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear preço em MS, avalia Governo

Morto em tiroteio era sobrinho de um dos maiores fornecedores de maconha para o Brasil

VÍDEO: Motociclista fica ferido após bater em carreta no interior de MS

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

nelsinho trad

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra tarifaço de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Últimas Notícias

Cotidiano

Santa Casa procura família de paciente internado em estado grave sem identificação

Quem tiver informações pode entrar em contato com o Serviço Social da Santa Casa

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais de 39 mil CACs

MS está entre os 15 estados com maior registro de CACs

Trânsito

VÍDEO: Nutricionista morre ao bater moto de alta cilindrada em caminhão caçamba no interior de MS

Manoel Mello sofreu múltiplas fraturas e hemorragia interna

Política

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra tarifaço de 50% de Trump

A proposta visa abrir diálogo com parlamentares norte-americanos