Considerada a quarta melhor data para os comerciantes faturarem, o dia dos pais (neste domingo, 8) já levou milhares de pessoas às compras neste sábado em Campo Grande. A região central, em especial, concentra grande número de filhos e esposas que escolhendo os produtos. Tem também aqueles que aproveitam promoções para se presentear.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ricardo Kuninari afirma que o dia dos pais só perde em vendas para o natal, dia das mães e dia dos namorados. Segundo ele, os campeões de vendas são os setores de confecção, acessórios (cintos, carteiras) e perfumaria. Em seguida as opções variam com calçados e eletrônicos. “Os celulares já conquistaram bastante os clientes, mas agora perderam a dianteira das vendas porque já se tornaram produtos bastante populares e quase que ferramentas obrigatórias de trabalho para muitas pessoas”, diz.

A região central de Campo Grande é a que concentra mais clientes, isto porque oferece presentes com variados preços, com lojas que atendem com artigos desde R$ 1,99 até especializadas. Outro ponto considerado filão nas vendas é o Centro Comercial Marcelinho, o camelódromo, onde são vendidos produtos importados e também das artes plásticas local.

Os comerciantes da região central optaram por cada um fazer promoções internas com oferecimento de descontos, já que não houve um planejamento da Associação Comercial ou Câmara de Dirigentes Lojistas. Ao contrário, o maior shopping da Capital está com a campanha “Eu e meu pai na praia”, onde a cada R$ 200,00 em compras no condomínio de lojas, o cliente ganha um cupom para concorrer a uma viagem para a Costa do Sauípe/Bahia, com acompanhante. O sorteio será em 1º de setembro.

Solange de Souza foi ao centro da Capital comprar presente para o esposo Magno Oliveira, 31 anos, que ficou do lado de fora da loja aguardando a surpresa, com a filha de três meses. “Todos os anos presenteio o meu esposo. Pretendo comprar um presente que cai bem no meu bolso. Tem que ser algo que eu possa dar conta de pagar”.

Cleide Fernandes, 40 anos, levantou de manhã e foi em busca do presente do marido. Ela estava com a filha Anita Fernandes, de cinco anos. “ Até agora não sei o que vou comprar, mas de uma coisa eu sei: pesquisarei muito os preços. Acho que vou comprar uma calça jeans. As roupas, sapatos e perfumes que estão em lançamentos, estão caríssimos. Devo gastar uns R$ 100.

João Paulo, de 12 anos, estava “grudado” com o pai Adriano Alves, de 38 anos, no centro da Capital. “ Viemos aqui para presentear o meu pai. Estamos levando dois tênis, uma calça jeans e um chinelo. Já gastamos R$ 129,90 no tênis, e no chinelo foi R$ 39,90. Como ainda não trabalho, estou somente escolhendo os presentes com o meu pai. Eu até ganhei um par de tênis, para ele mesmo pagar”, comenta sorridente.

Comerciante

José Ambrósio, de 29 anos, gerente da loja de calçados, revela que o consumidor esta comprado mais tênis e chinelo de couro. E que as vendas já aumenta cerca de 20%, em relação às vendas relativas à data no ano passado.

“ Existe uma preparação com antecedência para atender todos os gostos dos clientes. Os clientes pesquisam os preços, e acabam se preparando para comprar o presente. É meio cultural isto de existirem os compradores que deixam para a última hora”, diz.

Keila Huppes, gerente de loja de cosméticos, alega que teve que reforçar os estoques do setor de perfumaria. “Os clientes estão pedindo os perfumes de lançamentos que estão na faixa de R$ 70.